Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arteta rendido a Nketiah: "Se tiver minutos vai marcar golos"

Eddie Nketiah, de Inglaterra, celebra o golo inaugural do Arsenal
Eddie Nketiah, de Inglaterra, celebra o golo inaugural do Arsenal AFP
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, disse que Eddie Nketiah é um atacante de "alto nível" com a capacidade de se tornar ainda melhor depois de marcar três gols na goleada de sábado por 5-0 sobre o Sheffield United.

A vitória rotineira dos Gunners colocou os comandados de Arteta a dois pontos do rival Tottenham, que lidera a Premier League. No entanto, muitos duvidavam que o Arsenal tivesse um goleador natural necessário para desafiar o Manchester City na luta pelo título.

Nketiah poderá assumir o papel de avançado principal depois de Gabriel Jesus se ter lesionado num músculo da coxa durante a vitória de terça-feira por 2-1 sobre o Sevilha, para a Liga dos Campeões. Arteta elogiou o melhor marcador de sempre da seleção inglesa de sub-21.

Nketiah pegou na bola para o jogo
Nketiah pegou na bola para o jogoAFP

"Para mim, ele está ao mais alto nível. Jogou em oito dos dez jogos da Premier League, o que diz muito sobre o quanto nós e eu confiamos nele e como é importante para a equipa. Estou muito satisfeito por ele, um jogador da academia, ter feito um hat-trick na Premier League. Ele tem de desfrutar deste momento, merece-o plenamente e espero que haja muitos mais", disse Arteta.

Nketiah também foi forçado a substituir Jesus durante longos períodos na época passada, depois de o brasileiro ter sofrido uma lesão no joelho durante o Campeonato do Mundo de 2022.

Depois de um impacto inicial impressionante, com quatro golos em cinco jogos em dezembro e janeiro, Nketiah não marcou nos seus últimos 13 jogos na Premier League, numa época em que o Arsenal ultrapassou o City na luta pelo título, mas acabou por não conseguir chegar ao pedestal.

Arteta, no entanto, insistiu que ele tem o talento e a mentalidade necessários para ser utilizado pelo Arsenal como o número nove.

"Quando se olha para as estatísticas dele nos últimos 10 anos, o que ele fez é notável. Ele precisa de minutos, oportunidades e serviço. Se os tiver, o Eddie vai marcar golos, isso é certo", acrescentou o espanhol: "E quão bom é ele agora? Joga no Arsenal e já é muito, muito bom. Pode ser ainda melhor, sim. O melhor do Eddie é o talento que tem, mas sobretudo a mentalidade. É inacreditável. Quando se combina esse tipo de mentalidade com esse tipo de talento, é óbvio que ele vai ser muito melhor."

Mikel Arteta fala com Oleksandr Zinchenko
Mikel Arteta fala com Oleksandr ZinchenkoAFP

Outro produto da academia do Arsenal também alcançou um marco importante. Bukayo Saka ostentou a braçadeira de capitão pela primeira vez.

"Ele merece. O seu percurso tem sido excecional, é um dos nossos jogadores mais importantes. O seu papel na equipa e no clube cresceu, mas a sua liderança e presença têm de crescer ao mesmo nível. Ele tem de começar a dar esses passos, mas penso que está pronto para isso", concluiu Arteta.