Arteta revela o seu segredo: teria jogado por Inglaterra se Capello tivesse pedido
O antigo médio, espanhol de nascimento e internacional pelas camadas jovens da seleção espanhola, esteve em Inglaterra o tempo suficiente para obter a nacionalidade.
E, como confessou, estava interessado em jogar pelos Três Leões, já que a Espanha, na equipa principal, nunca o tinha tido ao longo da sua carreira. "Estava a pensar nisso no outro dia. Aliás, estive a falar com o Edu durante o almoço. Sim, eu teria feito isso".
Questionado se aceitaria o convite de Fabio Capello, então selecionador inglês, caso tivesse sido abordado, Arteta acrescentou: "Sim, eu teria. Estou muito orgulhoso disso. Fui muito realista, tendo em conta os jogadores que a Espanha tinha na altura e a dimensão do desafio que tinha pela frente. É preciso saber qual é o nosso nível, isso é muito importante. Olhar para o espelho. No final, acabou por não acontecer".
Questionado se estava desiludido por não ter conseguido, Arteta concluiu: "Foi bom. Se não se consegue, não se consegue. Não estava pronto para lutar contra o mundo".