Arteta vai renegociar contrato com Arsenal depois da janela de transferências
Acompanhe aqui as incidências do encontro
O atual contrato de Arteta com os Gunners expira no final desta época e o espanhol está interessado em prolongar a sua estadia no norte de Londres. Antes da deslocação de sábado ao Aston Villa para a Premier League, o técnico de 42 anos revelou que o seu futuro deverá ficar resolvido assim que o mercado de transferências do clube estiver concluído.
"O foco tem sido a janela de transferências. Tínhamos muitas coisas para fazer e discutir. Estamos a trabalhar nisso e vamos tratar do assunto no momento certo", disse Arteta aos jornalistas na sexta-feira.
Quando questionado se as conversações iriam ocorrer após o fecho da janela de transferências, Arteta respondeu: "Sim. Estou muito grato, em primeiro lugar, por estar sentado onde estou e pelas pessoas com quem trabalho todos os dias, porque é muito difícil encontrar a harmonia, a confiança, a crença e o alinhamento na visão. É algo que menciono sempre porque acredito que ainda temos uma época inacreditável pela frente. É muito emocionante e estou muito entusiasmado com isso".
Arteta está concentrado em reforçar o plantel do Arsenal antes de discutir o seu próprio futuro, mas recusou-se a falar sobre uma alegada transferência de 40 milhões de euros pelo médio da Real Sociedad, Mikel Merino. Sobre esses rumores acerca do vencedor do Euro-2024, o espanhol atirou:
"Não posso falar de nenhum jogador que não esteja connosco. Ainda há tempo no mercado. Para os dois lados. Para todos os treinadores, para todas as equipas aqui presentes. Vê-se que está a ficar muito movimentado. O foco total está nos jogadores que temos neste momento, no grande jogo que temos com o Aston Villa e é isso", vincou.
Arteta está preparado para "surpresas" que possam acontecer durante a última semana da janela de transferências, que fecha a 30 de agosto.
Mas disse que o avançado Eddie Nketiah está convocado para o duelo contra o Aston Villa, apesar de o Nottingham Forest estar ansioso por contratá-lo.
"Estou a contar que o Eddie treine connosco hoje. Para estar preparado para amanhã (sábado). É isso. O que quer que aconteça, acontecerá se for bom para todos", disse Arteta.
Também poderá haver uma hipótese de Raheem Sterling se mudar para o Arsenal depois de o jogador de 29 anos ter ficado de fora do jogo na estreia do Chelsea na Premier League contra o Manchester City.
Sterling, que também ficou de fora da equipa inglesa do Euro-2024, trabalhou com Arteta no Manchester City quando o treinador do Arsenal era adjunto de Pep Guardiola.
"Posso falar do tempo que passei com Raheem. Foi excecional. Construímos uma relação muito forte juntos. Ele foi inacreditável na altura em que estivemos juntos e também me ensinou muito sobre as individualidades, a forma como jogam e como lhes damos apoio e os ajudamos. É alguém por quem tenho um sentimento muito forte", apontou.