As escolhas do editor: Decisões em Bolonha, jogo do título na Premier e dificuldades em Arouca
Bolonha-Inter
Podia ser impensável no início da temporada, mas as contas do título e da Liga dos Campeões vão mesmo passar por Bolonha. De resto, a equipa de Thiago Motta parece mesmo ser o último obstáculo para um Inter em ritmo passeio, que lidera a Serie A com uns confortáveis 15 pontos de diferença para a Juventus.
Bolonha e Inter, com seis e nove vitórias consecutivas, respetivamente, são as duas equipas em melhor forma no campeonato italiano, pelo que se prevê um jogo bem interessante no Stadio Renato Dall'Ara.
Sem baixas de relevo, o Bolonha vai certamente dificultar a tarefa aos homens de Inzaghi, que não podem pensar já na deslocação a Madrid para a Liga dos Campeões, apesar de a conquista do Scudetto parecer cada vez mais uma mera formalidade para uma equipa que só sofreu uma derrota na Serie A.
Se Lautaro, no Inter, tem sido um dos melhores jogadores do mundo nos últimos meses, em Bolonha os nomes de Orsolini e Zirkzee já começam a ser falados para outro patamar, embora a equipa de Thiago Motta esteja, nesta altura, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com mais quatro pontos do que a Roma.
Prognóstico: Empate e ambas marcam.
Liverpool-Manchester City
Antes mesmo de entrar no fim de semana, já muitos adeptos de futebol estariam a pensar neste Clássico dos tempos modernos que pode muito bem decidir a Premier League 2023/24.
Liverpool e Manchester City têm vindo, ao longo dos últimos anos, a lutar pelo campeonato inglês, numa disputa muitas vezes decidida nos confrontos entre as duas equipas, embora esta época o Arsenal não desarme e tenha especial interesse no desfecho desta partida.
Numa altura em que Jürgen Klopp e Guardiola podem travar o último duelo de sempre no futebol inglês, este é um jogo com características ainda mais especiais para ambos os treinadores e para os amantes do desporto-rei.
Há muito que os Cityzens tentam regressar à liderança da Premier League, mas a consistência do Liverpool, que só perdeu duas vezes, tem dificultado a vida de Guardiola, apesar da subida de rendimento dos tricampeões nos últimos meses.
Num duelo entre, provavelmente, as duas melhores equipas dos últimos anos (sem esquecer, claro, o Real Madrid), o difícil é perder um segundo que seja, até porque jogadores como Salah, que já está recuperado, e Haaland, são capazes de decidir qualquer jogo de um momento para o outro.
Ainda assim, nota para as baixas importantes do lado dos Reds, que não podem contar com nomes como Alisson, Alexander-Arnold e Diogo Jota.
Prognóstico: Ambas marcam e Liverpool não perde.
Arouca-Sporting
Depois de voltar à liderança isolada da Liga Portugal na última jornada, em virtude do triunfo frente ao Farense e da derrota do Benfica no Estádio do Dragão, a equipa de Rúben Amorim não quer desperdiçar a oportunidade de se manter no topo, mesmo com um jogo a menos, ainda com data a definir, frente ao Famalicão.
No entanto, o líder não vai ter uma tarefa nada fácil no domingo. A deslocação a Arouca é uma das mais difíceis até ao fim do campeonato, não só pela boa classificação da equipa de Daniel Sousa, que ocupa o sétimo lugar, mas também pelo bom momento do conjunto arouquense.
A derrota do FC Porto no Municipal de Arouca serve de aviso claro para a formação verde e branca, que tem demonstrado algum desgaste nas últimas semanas e vem de um jogo complicado frente à Atalanta.
Cristo González e Rafa Mujica, juntos, têm 27 golos marcados na Liga Portugal, mais do que sete equipas do campeonato, e serão certamente setas apontadas à baliza de Franco Israel.
Num duelo interessante também pela luta de melhores marcadores, com Gyökeres a liderar com mais dois do que Mujica, será interessante perceber de que forma vão atuar as duas defesas perante dois estilos que procuram várias vezes o ataque à profundidade.
Se o Arouca ainda tenta chegar ao sexto lugar, o Sporting sabe que está proibido de perder pontos daqui para a frente, até porque o mês de abril tem duelos marcados frente a Benfica e FC Porto. Por isso, não será surpresa se Rúben Amorim arriscar a utilização de Pedro Gonçalves, que falhou o jogo com a Atalanta por problemas musculares.
Prognóstico: Sporting vence e menos de 2.5 golos.