As escolhas do editor: Líder na Luz, clássico em Braga, jogo grande em Inglaterra
Benfica-Vitória de Guimarães
Segundo jogo de Paulo Turra no comando técnico do Vitória de Guimarães, uma das três equipas 100% vitoriosas no campeonato, a par de FC Porto e Sporting. O duelo que se segue, porém, dá pelo nome de Benfica, atual campeão, e no Estádio da Luz.
Olhando ao histórico de confrontos, o Benfica não perdeu nenhum dos últimos seis confrontos, na Luz, diante dos vimaranenses, com três vitórias e três empates, sendo que o últmo deles, a 18 de março, terminou com uma goleada de 5-1. No conforto do lar, de resto, os encarnados têm oito vitórias e duas derrotas nos últimos dez jogos.
Dos últimos 58 jogos no Estádio da Luz, 51 deles terminaram com pelo menos dois golos. O Benfica, de resto, jogando em casa, chegou ao intervalo em vantagem em sete dos últimos 15 jogos, tendo marcado o primeiro golo em 12 deles.
O Vitória, no último jogo como visitante, precisamente na região lisboeta, na Amadora, diante do Estrela, venceu por 1-0, no último jogo de Moreno Teixeira no comando técnico, tendo depois triunfado, no D. Afomnso Henriques, diante de Gil Vicente (2-1) e Vizela (2-0). Apesar de ter sofrido apenas um golo, para já, na Liga, o Vitória sofreu golos em sete dos últimos dez jogos, ainda que tenha também marcado em oito deles. Em nove deles sofreu antes de marcar mas, em dois deles, conseguiu dar a volta.
Prognóstico: Benfica vence e mais de 1,5 golos.
Arsenal-Manchester United
Jogo grande na quarta jornada da Premier League, com ligeiro favoritismo para o Arsenal, ainda que o Manchester United tenha vencido duas das três primeiras rondas do campeonato.
O Arsenal, porém, venceu quatro dos últimos seis jogos em casa diante dos red devils, que venceram apenas por uma ocasião, registando-se ainda um empate. Na última temporada, a 22 de janeiro deste ano, o Arsenal venceu por 3-2.
A formação de Mikel Arteta entrou com duas vitórias e empatou, na última jornada, diante do Fulham de Marco Silva, a dois golos. Nos últimos 30 jogos, tem sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas fora de casa, enquanto em casa registou oito vitórias, cinco empates e duas derrotas. Nas últimas dez partidas no Emirates, venceu quatro, empatou quatro e perdeu dois.
Olhando à solidez defensiva, o Arsenal sofreu golos em oito dos últimos jogos, precisamente o mesmo registo ofensivo: só ficou em branco por duas vezes nas últimas dez partidas. Em casa, os gunners registaram sempre jogos com mais de dois golos em 38 dos últimos 57 jogos.
Já o Manchester United vem de uma vitória por 3-2 diante do Nottingham Forest, depois de ter sido surpreendido pelo Tottenham (2-0). A formação de Erik ten Hag, porém, apresenta melhor registo em Old Trafford, com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos 15 jogos, contra o registo de apenas quatro triunfos, três empates e oito desaires como forasteiro.
À imagem do Arsenal, também o Manchester United apresenta um registo defensivo permeável, com golos sofridos em sete dos últimos dez jogos. Porém, marcou em oito deles.
Prognóstico: Ambas marcam e mais de 2,5 golos.
SC Braga-Sporting
Clássico do futebol português, no Municipal de Braga, este domingo, na 4.ª jornada da Liga. O SC Braga recebe o Sporting, num contexto histórico favorável, com três vitórias, dois empates e duas derrotas nas últimas sete visitas dos leões ao Minho.
O último jogo entre as duas equipas, recorde-se, abriu o campeonato da época passada, com um eletrizante empate a três golos.
O SC Braga, recorde-se, chega moralizado depois de ter eliminado o Panathinaikos e confirmado a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, sem ter jogado para o campeonato no fim de semana. Depois da derrota na ronda inaugural, venceu o Chaves, por 4-2, na 2.ª jornada.
A formação de Artur Jorge tem 11 vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos 15 jogos na Pedreira, enquanto fora de portas regista nove triunfos, dois empates e quatro desaires. Nos últimos dez jogos em casa, venceu oito e perdeu dois, em todas as competições, marcando sempre primeiro.
Já o Sporting tem um duro teste à liderança, partilhada com FC Porto e Vitória de Guimarães, resultante das três vitórias nas três primeiras jornadas. Chega de um triunfo pela margem mínima, em Alvalade, diante do Famalicão (1-0).
Curiosamente, a equipa de Rúben Amorim regista 11 vitórias, dois empates e duas derrotas como visitante, marcando 30 golos e sofrendo 12, enquanto em Alvalade tem nove vitórias e seis empates nos últimos 15 jogos, com os mesmos 30 golos marcados e 12 sofridos.
Nos últimos dez jogos como forasteiro, o Sporting ganhou seis, empatou dois e perdeu outros dois. Os leões sofrerem golos em sete dos últimos dez jogos, sendo que em apens um deles terminou em branco.
Prognóstico: Sporting vence e mais de 1,5 golos.