Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Líder na Luz, clássico em Braga, jogo grande em Inglaterra

Mário Rui Ventura
SC Braga-Sporting no jogo grande da 4.ª jornada da Liga Portuga
SC Braga-Sporting no jogo grande da 4.ª jornada da Liga PortugaProfimedia
Quem parte na frente neste arranque de época? Por onde já soam os alarmes de crise iminente? Quais são os jogos que podem provocar surpresas ou que prometem mais espetáculo? Nesta nova rubrica, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Benfica-Vitória de Guimarães

Segundo jogo de Paulo Turra no comando técnico do Vitória de Guimarães, uma das três equipas 100% vitoriosas no campeonato, a par de FC Porto e Sporting. O duelo que se segue, porém, dá pelo nome de Benfica, atual campeão, e no Estádio da Luz.

Olhando ao histórico de confrontos, o Benfica não perdeu nenhum dos últimos seis confrontos, na Luz, diante dos vimaranenses, com três vitórias e três empates, sendo que o últmo deles, a 18 de março, terminou com uma goleada de 5-1. No conforto do lar, de resto, os encarnados têm oito vitórias e duas derrotas nos últimos dez jogos.

Dos últimos 58 jogos no Estádio da Luz, 51 deles terminaram com pelo menos dois golos. O Benfica, de resto, jogando em casa, chegou ao intervalo em vantagem em sete dos últimos 15 jogos, tendo marcado o primeiro golo em 12 deles.

O Vitória, no último jogo como visitante, precisamente na região lisboeta, na Amadora, diante do Estrela, venceu por 1-0, no último jogo de Moreno Teixeira no comando técnico, tendo depois triunfado, no D. Afomnso Henriques, diante de Gil Vicente (2-1) e Vizela (2-0). Apesar de ter sofrido apenas um golo, para já, na Liga, o Vitória sofreu golos em sete dos últimos dez jogos, ainda que tenha também marcado em oito deles. Em nove deles sofreu antes de marcar mas, em dois deles, conseguiu dar a volta.

Prognóstico: Benfica vence e mais de 1,5 golos.

Arsenal-Manchester United

Jogo grande na quarta jornada da Premier League, com ligeiro favoritismo para o Arsenal, ainda que o Manchester United tenha vencido duas das três primeiras rondas do campeonato.

O Arsenal, porém, venceu quatro dos últimos seis jogos em casa diante dos red devils, que venceram apenas por uma ocasião, registando-se ainda um empate. Na última temporada, a 22 de janeiro deste ano, o Arsenal venceu por 3-2.

A formação de Mikel Arteta entrou com duas vitórias e empatou, na última jornada, diante do Fulham de Marco Silva, a dois golos. Nos últimos 30 jogos, tem sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas fora de casa, enquanto em casa registou oito vitórias, cinco empates e duas derrotas. Nas últimas dez partidas no Emirates, venceu quatro, empatou quatro e perdeu dois.

Olhando à solidez defensiva, o Arsenal sofreu golos em oito dos últimos jogos, precisamente o mesmo registo ofensivo: só ficou em branco por duas vezes nas últimas dez partidas. Em casa, os gunners registaram sempre jogos com mais de dois golos em 38 dos últimos 57 jogos.

Já o Manchester United vem de uma vitória por 3-2 diante do Nottingham Forest, depois de ter sido surpreendido pelo Tottenham (2-0). A formação de Erik ten Hag, porém, apresenta melhor registo em Old Trafford, com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos 15 jogos, contra o registo de apenas quatro triunfos, três empates e oito desaires como forasteiro.

À imagem do Arsenal, também o Manchester United apresenta um registo defensivo permeável, com golos sofridos em sete dos últimos dez jogos. Porém, marcou em oito deles.

Prognóstico: Ambas marcam e mais de 2,5 golos.

SC Braga-Sporting

Clássico do futebol português, no Municipal de Braga, este domingo, na 4.ª jornada da Liga. O SC Braga recebe o Sporting, num contexto histórico favorável, com três vitórias, dois empates e duas derrotas nas últimas sete visitas dos leões ao Minho.

O último jogo entre as duas equipas, recorde-se, abriu o campeonato da época passada, com um eletrizante empate a três golos.

O SC Braga, recorde-se, chega moralizado depois de ter eliminado o Panathinaikos e confirmado a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, sem ter jogado para o campeonato no fim de semana. Depois da derrota na ronda inaugural, venceu o Chaves, por 4-2, na 2.ª jornada.

A formação de Artur Jorge tem 11 vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos 15 jogos na Pedreira, enquanto fora de portas regista nove triunfos, dois empates e quatro desaires. Nos últimos dez jogos em casa, venceu oito e perdeu dois, em todas as competições, marcando sempre primeiro.

Já o Sporting tem um duro teste à liderança, partilhada com FC Porto e Vitória de Guimarães, resultante das três vitórias nas três primeiras jornadas. Chega de um triunfo pela margem mínima, em Alvalade, diante do Famalicão (1-0). 

Curiosamente, a equipa de Rúben Amorim regista 11 vitórias, dois empates e duas derrotas como visitante, marcando 30 golos e sofrendo 12, enquanto em Alvalade tem nove vitórias e seis empates nos últimos 15 jogos, com os mesmos 30 golos marcados e 12 sofridos. 

Nos últimos dez jogos como forasteiro, o Sporting ganhou seis, empatou dois e perdeu outros dois. Os leões sofrerem golos em sete dos últimos dez jogos, sendo que em apens um deles terminou em branco.

Prognóstico: Sporting vence e mais de 1,5 golos.

As escolhas do editor
As escolhas do editorFlashscore