As sete vidas (e golos) de Martial após a dececionante passagem por Sevilha
Anthony Martial está entre as maiores vendas do Monaco, entidade especialista nesta área. O Manchester United pagou cerca de 60 milhões de euros por um jogador que, na altura, não tinha sequer 20 anos e que apenas tinha rendido ao mais alto nível durante uma época, em 2014/2015, na qual marcou 13 golos. O bom trabalho ajudou-o a deixar o futebol francês pela primeira vez, a aterrar na Premier League e, claro, a melhorar significativamente o seu contrato.
Esta é a oitava temporada do francês em Old Trafford, embora seja mais exato dizer que foram sete temporadas e meia. As expetativas eram muito altas quando se confirmou a transferência, em qualquer caso influenciada pelo elevado custo, que não teve rendimento. Marcou 60 golos no campeonato, 13 na Taça e outros 13 na Liga dos Campeões e Liga Europa. Não está longe da centena de golos, número que já alcançou se se considerar as suas outras experiências.
São muitos os problemas físicos, especialmente desde 2021. Esteve no seu melhor na temporada 2019/2020, marcando 23 golos, número notável que não conseguiu dar continuidade. Desde então, tem vindo a perder peso no plantel e teve mesmo de sair emprestado em janeiro de 2022, rumando a Sevilha, equipa que enfrentará no dia 13 deste mês.
Saída sem sucesso
Não se saiu bem em LaLiga, onde nem sequer conseguiu fazer a estreia. O conjunto de Nervión esperava apertar um jogador com um certo estatuto, mas a tentativa de ressurreição não deu em nada. Apenas disputou uma partida, contra o Dínamo Zagreb, na Liga Europa, e não se destacou dos outros. Alguns dias antes dessa quinta-feira, assistiu Rafa Mir na vitória (2-0) sobre o Elche. Vale a pena notar que o francês falhou oito jogos por lesão, outro facto que resume o empréstimo como um fracasso.
A situação mudou desde que regressou a Manchester, embora ainda não tenha tido a continuidade desejada. Esteve sem jogar desde o início de fevereiro até meados de março e foi baixa em várias partidas. Contudo, as suas aparições foram fundamentais para as importantes vitórias do United, como a deste sábado, e faturou sete vezes em 17 aparições jogos desde que começou a jogar, em agosto. Apenas Rashford e Bruno superam Martial.