Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Bode expiatório" em Manchester: Jadon Sancho está numa encruzilhada

Jadon Sancho regressou ao Manchester United para os treinos de pré-época
Jadon Sancho regressou ao Manchester United para os treinos de pré-épocaReuters
Início dos treinos na Bundesliga, início dos treinos na Premier League no Manchester United. O regresso de Jadon Sancho, que está a começar de novo na Premier League, depois do empréstimo ao Borussia Dortmund, também está envolvido. Mas depois de fracos desempenhos e conflitos com o treinador Erik ten Hag, a posição do antigo miúdo prodígio é fraca. Analisamos o status quo e as opções futuras do avançado inglês.

Em 2021, o regresso de Jadon Sancho à Premier League, depois de quatro anos em alta no Dortmund, parecia uma combinação perfeita. O Manchester United, um gigante com problemas no presente, estava pronto para voltar a ganhar velocidade com o jovem inglês. Na época, os Red Devils pagaram cerca de 85 milhões de euros para contratar o jogador nascido em Londres, mas houve um grande mal-entendido.

Sancho passou um tempo angustiante sem marcar no United, com apenas doze golos em 82 jogos, antes do início da temporada 2024/25.

"Quando eu estava a crescer, o United era um dos maiores e mais famosos clubes do mundo. É por isso que estou muito feliz por vestir esta camisola", disse o extremo sobre a sua transferência para Manchester. Agora, três anos depois, a situação mudou radicalmente.

Depois de um empréstimo de emergência ao Borussia Dortmund, na segunda metade da época passada, durante o qual Sancho só ocasionalmente conseguiu recuperar a sua antiga forma, com seis golos, voltou a treinar no United esta semana.

Apesar de falhar o primeiro jogo contra o Rosenborg, a 15 de julho, devido à longa pré-época, pode presumir-se que irá completar os preparativos da pré-época.

Mas será que existe realmente um caminho de volta para o homem que teve uma enorme desavença com o treinador Erik ten Hag? No início de setembro do ano passado, Sancho queixou-se publicamente na rede social X do seu alegado papel de "bode expiatório" e atacou duramente o treinador da equipa.

"Há muito tempo que sou apontado como o culpado dos problemas da equipa", escreveu, reagindo às declarações críticas do seu treinador.

Futuro de Sancho em Manchester em aberto

Este, por sua vez, rebateu e afirmou que não sabia se Sancho "algum dia" voltaria a entrar em campo pelo clube. A transferência para o Dortmund foi geralmente interpretada como uma "fuga" para o seu antigo oásis de bem-estar. Além disso, é segredo para todos que a nova direção, formada pelo investidor Jim Ratcliffe, não vê Sancho como o futuro do clube.

Como é que as coisas podem continuar para o homem que ainda não há muito tempo era considerado o futuro do futebol inglês? Aos 24 anos, ainda tem a maior parte da carreira pela frente, e uma transferência adequada poderia revitalizar a carreira do talentoso jogador. É muito provável que ele não regresse ao Borussia Dortmund, já que as negociações do clube com o Manchester United no final da temporada passada não deram resultado.

A Juventus, gigante da Serie A que, tal como o United, viveu um período de fraqueza nos últimos anos, é atualmente considerada a maior candidata a uma contratação. Sancho na forte Serie A poderia ser uma boa opção. No entanto, é duvidoso que a Velha Senhora, sem dinheiro, possa pagar a taxa de transferência.

Antes de o empréstimo para a Alemanha se concretizar, uma transferência para a Arábia Saudita não estava descartada. Em termos de retirada, a transferência seria certamente a mais lógica para Sancho, mas provavelmente também partiria o coração dos adeptos alemães. O homem que encantou em Dortmund deveria ficar um pouco mais no cenário europeu.