Bodycams nos jogadores: experiência única na Premier League este fim de semana
As câmaras corporais vão ser testadas pela primeira vez na Premier League, com os jogadores a usarem-nas nos aquecimentos deste fim de semana. Os responsáveis da TNT Sports esperam que este seja o início de uma experiência nova e única para os adeptos.
A primeira vez no futebol inglês
Antes do jogo entre o Wolverhampton e o Tottenham, este sábado, um jogador de cada equipa usará uma câmara corporal durante o aquecimento no Molineux, depois de a TNT Sports e a Premier League terem celebrado uma parceria histórica.
Durante o verão, o Aston Villa e o Newcastle testaram câmaras corporais durante um jogo de demonstração nos Estados Unidos, mas a sua utilização no Estádio Molineux é a primeira num campo da Premier League, dando aos adeptos uma visão sem precedentes da rotina pré-jogo de um jogador.
As leis da IFAB não permitem que a tecnologia seja utilizada em jogos de competição, mas a TNT Sports espera que o teste de aquecimento de sábado dê aos espectadores uma perspetiva única, com imagens instantaneamente carregadas da câmara corporal do jogador para a transmissão.
Como funcionam as câmaras corporais
A MindFly, empresa israelita por detrás das câmaras corporais, criou uma câmara corporal estabilizadora com inteligência artificial, que é fixada a um colete "ultraleve", sem afetar o desempenho do jogador.
Ao captar o ângulo amplo do campo de jogo, utilizando a deteção automática de IA (inteligência artificial), tudo se concentra na ação. A câmara corporal integra a tecnologia avançada SteadiCam, para uma filmagem suave, perfeita para transmissões.
A câmara tem um ecrã à prova de choque e é tão leve que é comercializada como "invisível".
"Encontrar novas formas de aproximar os nossos adeptos da ação em campo é um objetivo fundamental para nós", afirmou Rachael Nightingale, diretora de operações e inovação dos meios de comunicação social da Premier League.
A Sky Sports utilizou câmaras corporais de um sistema diferente em situações pré-jogo em duas ocasiões na época passada, uma envolvendo o Brentford num jogo contra o Bournemouth e outra envolvendo o Brighton no encontro com o Manchester United.