Brighton quer levar Brajan Gruda do Mainz
O Brighton, agora treinador pelo alemão Fabian Hürzeler, parece querer o jogador de 20 anos a todo o custo - apesar de ainda lhe restarem dois anos de contrato com o Mainz. O valor da transferência de Gruda, que chegou a ser observado pelo selecionador alemão Julian Nagelsmann antes do Campeonato Europeu, está sendo discutido entre 30 e 40 milhões de euros. Se o diretor desportivo do Mainz, Christian Heidel, concretizar o negócio, será uma transferência recorde para o clube.
Embora Gruda tenha apenas 30 jogos na Bundesliga (quatro golos e três assistências), o internacional sub-21 germânico é considerado uma das descobertas da última temporada. Não é à toa que o atacante foi autorizado a treinar com a seleção nacional antes do Campeonato Europeu - e impressionou.
"Quando o observamos, vemos que ele tem algo especial", disse Müller sobre Gruda no estágio na Turíngia: "Foi por isso que fiquei com a camisola dele na altura. Achei que ele era muito bom".
Nagelsmann expressou uma opinião semelhante:"Brajan Gruda é um jogador de futebol muito bom e extremamente criativo no terço final. Ele realmente chamou a atenção."
O talentoso driblador já era capaz de fazer isso quando criança e adolescente. Nascido em Speyer, no Palatinado, Gruda começou por jogar à sombra da catedral no FC 09 nos escalões mais velhos, antes de se transferir para o Karlsruher aos 11 anos e, mais tarde, para o Mainz.
Em janeiro de 2023, Gruda fez a sua estreia na Bundesliga com 18 anos, contra o Dortmund (1-2). Na época passada, Gruda mostrou a sua classe no meio da luta contra a despromoção do Mainz. Marcou o primeiro golo na elite pouco antes da troca de camisola de Müller, a 6 de outubro, no empate 2-2 com o Borussia Mönchengladbach.
Apesar de terem surgido rumores sobre o interesse do Bayer Leverkusen, campeão alemão, e do Bayern Munique, Gruda queria, de facto, ganhar mais uma época no Mainz. Agora, Hürzeler parece tê-lo convencido a seguir um caminho diferente.