Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco contratações de destaque para a temporada 2024/25 da Premier League

Riccardo Calafiori foi a grande contratação do Arsenal
Riccardo Calafiori foi a grande contratação do ArsenalAFP, Flashscore
Os clubes da Premier League foram lentos a gastar dinheiro nos primeiros meses da janela de transferências, mas o negócio acelerou antes do início da nova temporada, já esta sexta-feira.

A AFP Sports analisa cinco das principais contratações que tentam justificar os seus preços:

Riccardo Calafiori (Arsenal)

Os Gunners superaram a forte concorrência da Juventus para contratar o defesa italiano, que disputou a temporada 2023/24 pelo Bolonha e foi um dos destaques da defesa de Itália no Euro-2024, em junho. No entanto, não é claro qual será o lugar do jogador de 22 anos na equipa de Mikel Arteta.

O Arsenal teve a melhor defesa da Premier League na última temporada, com 18 jogos sem sofrer golos, em 38 partidas.

Confortável com a bola e forte na construção, Calafiori tem sido apontado como o possível lateral-esquerdo dos Gunners, apesar de ter brilhado no clube e na seleção como defesa central, o que faz com que possa ser uma ameaça ao lugar de Gabriel Magalhães ao lado de William Saliba no centro da defesa.

A sua chegada, por cerca de 45 milhões de euros, certamente aumenta o leque de opções defensivas de Arteta, já que o Arsenal quer acabar com uma espera de 21 anos para conquistar o título.

Dominic Solanke(Tottenham)

Os Spurs esperam que Solanke possa levá-los de volta à Liga dos Campeões e talvez até mesmo acabar com uma seca de troféus de 16 anos.

Depois da sua melhor temporada, com 19 golos na Premier League pelo Bournemouth, o jogador de 26 anos tornar-se-á na contratação mais do Tottenham se os valores adicionais forem cumpridos, num negócio que pode chegar aos 76 milhões de euros.

Solanke teve breves passagens pelo Chelsea e Liverpool no início da carreira, mas amadureceu durante cinco anos no Bournemouth.

"Ele será uma excelente opção para nós", disse o treinador dos Spurs, Ange Postecoglou, cuja equipa terminou em quinto lugar na sua primeira época no comando.

"Ele dá-nos algumas coisas que nos faltaram nos últimos 12 meses", reforçou.

Recorde-se que o Tottenham não contratou um substituto quando Harry Kane partiu há um ano. Agora a pressão está em Solanke para preencher esse lugar.

Matthijs de Ligt (Manchester United)

O internacional neerlandês De Ligt reencontrou Erik ten Hag, que ajudou o defesa-central a ganhar fama no Ajax quando era ainda um jovem.

Depois de ter passado por grandes clubes como a Juventus e o Bayern de Munique, a carreira de De Ligt estagnou no último ano.

"Erik ten Hag moldou o início da minha carreira, por isso sabe como tirar o melhor de mim", disse o jogador de 25 anos.

A sua chegada é apenas parte de uma reforma defensiva, já que o United também contratou o jovem francês Leny Yoro e o companheiro de equipa de De Ligt no Bayern, Noussair Mazraoui.

No entanto, Yoro deve falhar os primeiros três meses da temporada, dando a De Ligt a hipótese de se afirmar na equipa dos Red Devils.

Pedro Neto (Chelsea)

Neto é até agora a contratação de maior destaque durante mais uma janela caótica em Stamford Bridge, depois de ter sido contratado ao Wolves por 60 milhões de euros.

No entanto, enfrenta concorrência de peso para entrar na equipa de Enzo Maresca, já que Raheem Sterling, Mykhailo Mudryk e Noni Madueke estão entre os outros extremos à disposição do treinador.

Cole Palmer - de longe o melhor jogador do Chelsea na época passada - deverá manter-se como titular a partir do flanco direito.

Neto teve momentos de brilhantismo desde que se juntou ao Wolves em 2019, mas também foi prejudicado por problemas de lesão que afastaram outros pretendentes.

Niclas Fullkrug (West Ham)

A contratação do internacional alemão Fullkrug foi o ponto alto de um verão atarefado para o West Ham.

O avançado de 31 anos é um dos favoritos dos alemães e muitos pediram que fosse titular no Euro-2024, à frente de Kai Havertz.

Depois de passar a sua melhor fase no futebol alemão no Hannover e no Werder Bremen, Fullkrug marcou 16 golos na sua única temporada no Borussia Dortmund, ajudando o clube a chegar à final da Liga dos Campeões da última temporada.