Cinco estrelas da Premier League a ter em conta na época 2023/24
Uma delas, que nos é frequentemente colocada, é algo do género: "Quem serão as maiores surpresas da época?"
É incrivelmente difícil responder a esta pergunta antes de se dar o pontapé de saída e, naturalmente, é necessário definir um pouco o que é exatamente uma "surpresa".
Obviamente, jogadores como Kevin De Bruyne, Mohamed Salah e Harry Kane vão roubar as manchetes mais do que a maioria. Mas neste artigo, que, lembre-se, baseia-se principalmente em opiniões, com uma pitada de dados, há cinco estrelas que podem não ser tão óbvias.
Neste contexto, uma "surpresa" é bastante relativa - é a ideia de que um jogador, que pode já estar a ter um bom desempenho, pode vir a atingir níveis ainda mais elevados num futuro próximo. Pois bem. Vamos a isso?
Bryan Mbeumo (Brentford)
Com nove golos e oito assistências na temporada passada, ao lado de Ivan Toney e Yoane Wissa, Mbeumo tornou-se um homem temido na Premier League.
O jogador camaronês de 23 anos está no Brentford antes da promoção da equipe da Championship, há dois anos, mas encontrou um novo patamar na última temporada.
Toney foi muitas vezes o centro das atenções na temporada passada, mas Mbeumo teve atuações sólidas semana após semana, somando números nas funções de criador e finalizador.
Se os Bees continuarem a melhorar no novo ano, como têm feito a um ritmo mais do que respeitável, é de se esperar que o camisa 19 seja uma das estrelas do espetáculo.
Eberechi Eze (Crystal Palace)
Ver Eze nesta lista talvez não seja um choque, mas o mago do Palace é um talento inglês subestimado na Premier League.
Embora já seja conhecido como um ponta habilidoso e um atacante perigoso, há a sensação de que seu nível é ainda mais alto do que o que já vimos na primeira divisão inglesa.
Eze anotou 10 golos e quatro assistências na época passada, tendo sido um dos melhores jogadores do campeonato, numa equipa muito mediana do Palace.
Sob a tutela do técnico Roy Hodgson, o jogador de 24 anos teve a sua temporada de maior sucesso até hoje e pode esperar-se ainda mais.
Jacob Ramsey (Aston Villa)
Ramsey está a jogar a um nível consistentemente elevado há duas épocas na Premier League, o que é especialmente impressionante porque tem apenas 22 anos.
O médio, com seis golos e sete assistências no campeonato na última temporada, pode esperar uma chamada para a seleção inglesa, assim como Eze, se continuar no caminho atual no Villa.
A equipa de West Midlands teve uma temporada 2022/23 relativamente bem-sucedida, recuperando-se de um reinado de Steven Gerrard no comando.
É revelador do carácter de Ramsey o facto de, depois de um início de época calmo, seguido de uma mudança de treinador e de uma lesão, após a qual marcou cinco dos seus seis golos, ter conseguido entrar numa fase de grande forma.
Cody Gakpo (Liverpool)
Incluir um jogador do Liverpool nesta lista pode parecer um pouco chocante, mas os Reds sofreram uma queda impressionante na última temporada e precisam encontrar o caminho de volta.
Basta olhar para qualquer métrica estatística para perceber que o Liverpool voltou a ser o mesmo logo após a pausa para o Campeonato do Mundo, mas muitos especialistas talvez se tenham concentrado no avançado errado.
Darwin Nunez é mais conhecido do que Gakpo, mas o internacional neerlandês deu nas vistas no já referido palco mundial - onde marcou três golos.
Apesar de ter chegado ao Liverpool em janeiro, o jogador de 24 anos conseguiu marcar sete golos e fazer duas assistências - em 13 jogos no campeonato - na época passada.
Para 2023/24, seria sensato ficar de olho em Gakpo, talvez até à frente do companheiro de equipa Nuñez e de potenciais contratações de verão.
Evan Ferguson (Brighton)
Ferguson é um pouco imprevisível. Quem conhece o irlandês sabe da sua qualidade, mas resta saber se ele conseguirá tirar Danny Welbeck do seu lugar de titular.
O jovem de 18 anos já deve ser visto como uma opção séria para o Brighton, depois de ter marcado seis golos em 19 jogos na época passada, mas talvez ainda precise de se adaptar.
No entanto, sempre que Ferguson for chamado na nova temporada, é de esperar que ele ameace a baliza adversária e surpreenda quem o subestimar.