Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco potenciais contratações para a próxima época de Pep Guardiola no Manchester City

Ali Pollock
O treinador do Manchester City, Josep Guardiola, felicita o goleador Viktor Gyokeres
O treinador do Manchester City, Josep Guardiola, felicita o goleador Viktor GyokeresGualter Fatia / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, assinou uma extensão de contrato de dois anos, o que significa que o seu mandato no Etihad Stadium ultrapassará uma década.

Na quinta-feira, o clube confirmou a notícia de que Guardiola assinou um novo acordo, apesar das crescentes dúvidas sobre o seu futuro em Inglaterra e das 115 acusações de violação das regras do fair play financeiro durante um período de nove anos, entre 2009 e 2018.

O espanhol já conduziu o Manchester City a seis títulos da Premier League, quatro Taças EFL, duas Taças de Inglaterra e uma Liga dos Campeões, o que deixa muitos a questionarem-se sobre o que mais poderá fazer no comando do clube.

Bem, pela primeira vez em anos, o City encontra-se numa encruzilhada em relação à sua forma e ao rumo que o plantel vai tomar. Olhando para o futuro, várias das principais estrelas do City parecem estar a declinar, e o diretor de futebol de longa data, Txiki Begiristain, está de saída - deixando Guardiola com uma "mini-reconstrução".

Para o ajudar, terá a equipa de olheiros do City e o novo diretor Hugo Viana, que deixará o Sporting. O equilíbrio entre contratar jogadores para o sucesso imediato e garantir o futuro a longo prazo da equipa é sempre complicado de navegar, mas o Flashscore decidiu dar uma vista de olhos a cinco potenciais contratações para a nova era de Guardiola no Manchester City.

Ousmane Diomande (Defesa, Sporting)

A começar pelo centro da defesa, o City está muito bem recheado, mas não é abençoado com juventude: Ruben Dias está no seu auge, aos 27 anos, mas John Stones tem agora 30 anos e o seu contrato expira no verão de 2026.

Há também jogadores como Nathan Aké e Manuel Akanji (ambos com 29 anos), que continuam a ser elementos valiosos, mas que podem ser substituídos se Guardiola sentir que precisa de caras novas. Existe também oportunidade para um jovem defesa complementar o plantel, como é o caso do recém-estreante Jahmai Simpson-Pusey.

Com a chegada de Viana, é muito provável que procure perfis do seu antigo clube e um que se enquadra é o defesa Ousmane Diomande, de 20 anos. O costa-marfinense é um dos melhores jovens da Europa e é titular tanto na Liga Portugal como na Liga dos Campeões, tendo já disputado 14 jogos esta época.

Dado que o City gosta de jogar com três ou mesmo quatro defesas centrais, Diomande poderia encaixar muito bem no plantel. Além disso, sente-se muito à vontade com a posse de bola, mantendo uma precisão de passe de 95% por jogo e uma média de 90 toques por jogo no campeonato. 

Joshua Kimmich (defesa/médio, Bayern de Munique)

Embora as ligações pareçam bastante óbvias, uma vez que Guardiola estreou Joshua Kimmich no Bayern de Munique em 2015, o versátil alemão tornou-se, desde então, um dos melhores do mundo tanto na lateral-direita como no meio-campo - duas áreas em que o City pode melhorar.

Kyle Walker tem sido um incrível no clube, mas tem apenas 18 meses restantes no contrato e, aos 34 anos, precisará de ser substituído o quanto antes. O jovem Rico Lewis parece estar preparado para assumir o papel, mas poderá ter o apoio por Kimmich, que, na teoria, é um jogador semelhante.

O contrato do alemão termina no final da época, o que significa que o City pode adquiri-lo a custo zero e, aos 29 anos, poderá ser uma mais-valia para o plantel, com um impacto imediato, abrindo caminho para que Lewis possa também vir a concretizar o seu enorme potencial.

Talvez Kimmich não seja a contratação mais provável aqui discutida, mas é certamente uma contratação que faz sentido e não está fora das possibilidades.

Martin Zubimendi (Médio, Real Sociedad)

Sem surpresas, Martin Zubimendi é talvez a contratação mais óbvia para o City após a lesão prolongada de Rodri, mas só porque é óbvio não significa que não deva ser mencionado. O espanhol esteve perto de se juntar ao Liverpool no verão, mas optou por ficar na Real Sociedad à última da hora, embora, desde então, haja relatos de que quer voltar atrás na decisão e dar o salto para Inglaterra. 

Zubimendi foi titular na La Liga nas últimas cinco temporadas e preencheria muito bem o vazio no meio-campo defensivo. Os seus números ofensivos não se aproximam dos de Rodri, mas o jogador de 25 anos pode oferecer muito em termos de posse de bola e defensivamente, além de proporcionar a Guardiola uma nova opção, tanto no imediato, como para o futuro.

Zubimendi tem uma média de quatro recuperações de bola, mais de duas interceções e um desarme por jogo na LaLiga, o que pode ajudar a resolver os problemas do City na defesa. Com o contrato de Ilkay Gundogan a terminar no verão de 2025 e a já referida lesão de Rodri, a contratação de Zubimendi poderá certamente beneficiar o plantel do City.

Rodrygo (Avançado, Real Madrid)

No que diz respeito aos avançados, a equipa de Guardiola depende fortemente de Erling Haaland para marcar, o que não é mau, tendo em conta que faz muitos golos, mas o peso poderia ser distribuído um pouco melhor pelo plantel.

Um possível reforço poderia ser o extremo Rodrygo, do Real Madrid. O brasileiro está pronto a jogar, tendo feito mais de 200 jogos com apenas 20 anos, e a sua chegada poderia finalmente permitir a Phil Foden manter um papel central.

Rodrygo marcou 57 golos na sua curta carreira e, embora o compatriota Savinho seja um excelente candidato, o extremo madrileno seria capaz de causar impacto imediato. Sim, pode parecer um pouco exagerado e certamente exigiria uma grande quantia, mas o City tem dinheiro para gastar e, com um ataque cada vez mais preenchido Madrid, o atacante podia ser a estrela num outro clube.

Estatísticas de Rodrygo nas últimas temporadas
Estatísticas de Rodrygo nas últimas temporadasFlashscore

Se considerarmos também que Bernardo Silva e Kevin De Bruyne estão na casa dos 30 anos e têm contratos que terminam em 2026, pode ser uma boa ideia para Guardiola reforçar o ataque. Bryan Mbeumo, do Brentford, também seria uma alternativa mais barata, embora menos glamorosa.

Viktor Gyokeres (avançado, Sporting)

Outra opção óbvia seria Viktor Gyokeres, novamente do Sporting e, tal como a nossa menção a Diomande, casa com a chegada de Viana. O sueco marcou 66 golos em 68 jogos e fez 19 assistências pelo Sporting desde que chegou do Coventry em 2023.

O principal obstáculo à contratação de Gyokeres é o facto de vários fatores terem de encaixar para que a transferência seja um sucesso. Haaland não tem um substituto imediato no plantel, mas a questão que se coloca é se precisa mesmo de um e, além disso, será que Gyokeres estaria disposto a ser uma segunda opção?

A resposta é provavelmente negativa e, por isso, seria necessária alguma movimentação se fosse contratado. Há que recordar também que desde que Haaland chegou a Manchester tem havido notícias que o ligam a uma transferência para outra equipa de elite, principalmente o Real Madrid. A segunda questão é que praticamente todos os grandes clubes querem Gyokeres na janela de transferências e muitos deles poderão oferecer-lhe entrada imediata na equipa principal.

O City terá de encontrar uma solução para convencer o avançado a ir para o Etihad (sem perder Haaland), mas se isso for possível, não há melhor opção para completar o seu ataque.

Menção honrosa: Um novo guarda-redes?

Embora não seja uma prioridade, uma vez que os guarda-redes costumam chegar ao seu auge aos 30 anos e Ederson não mostra sinais de abrandamento, com 31, o contrato do brasileiro termina em 2026 e ele é, na verdade, o guarda-redes mais jovem do clube. À sua frente estão Stefan Ortega (32) e Scott Carson (39). 

O City poderá, assim, ir ao mercado em busca de um jovem guarda-redes, caso sinta necessidade e consiga encontrar um candidato adequado. Guillaume Restes é uma opção de qualidade a longo prazo, enquanto o City pode até mesmo investir num guardião consagrado se achar necessário.

A equipa de Guardiola defronta o Tottenham Hotspur no sábado, 23 de novembro

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore