Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conseguirá Ramsdale ganhar a corrida a David Raya pela camisola número um do Arsenal?

Tolga Akdeniz
Raya assinou contrato com o Arsenal no início desta semana
Raya assinou contrato com o Arsenal no início desta semanaReuters
O estatuto de titular de Aaron Ramsdale como guarda-redes do Arsenal está agora fortemente ameaçado com a chegada de David Raya esta semana.

Esta semana, o Arsenal concluiu a contratação do guarda-redes Raya, proveniente do Brentford. O negócio, inicialmente um empréstimo de 3,5 milhões de euros com opção de compra de 30 milhões de euros no próximo verão, não só reforça o departamento de guarda-redes como também intensifica a competição pelo lugar de número 1.

Os Gunners procuravam um novo guarda-redes depois de terem permitido a saída de Matt Turner para o Nottingham Forest no início do verão. A perseguição a Raya foi fortemente influenciada pelo treinador de guarda-redes do Arsenal, Iñaki Cana, que trabalhou no Brentford e desempenhou um papel significativo na assinatura de Raya pelos Bees em 2019.

A forma de Raya no clube do oeste do Londres durante quatro anos sugere que tem agora a capacidade de ser uma ameaça real à titularidade, até agora incontestada, de Ramsdale.

guardião inglês ganhou rapidamente o lugar ao antigo colega de equipa Bernd Leno, pouco depois de chegar ao Emirates em 2021. O seu desempenho foi consistente e de alto nível nos dois anos seguintes. No entanto, sob o comando do diretor técnico Edu, o Arsenal pretende implementar uma estratégia de recrutamento que maximize a competição pelos lugares do onze, aumentado assim o desempenho geral da equipa.

Raya foi uma peça fundamental para o sucesso do Brentford nos últimos anos e foi um de apenas quatro jogadores da Premier League a participar em todos os 3.420 minutos de competição na temporada passada. Também no ano passado nenhum guarda-redes enfrentou mais remates (197) ou fez mais defesas (154). Ainda nas métricas em termos de Expetativa de Golos Sofridos (PSxG) foi um dos melhores da liga.

O PSxG é uma métrica que determina a qualidade de uma oportunidade de remate, considerando uma série de fatores, incluindo a distância da baliza, o ângulo do remate, a velocidade do remate e a forma como foi apoiado. Isto é feito através da utilização de dados históricos de remates, sendo 0,01 o valor mais baixo de remate e 0,99 o mais alto.

Raya foi um dos melhores guarda-redes do campeonato na época passada
Raya foi um dos melhores guarda-redes do campeonato na época passadaReuters

No entanto, o PSxG analisa a qualidade da finalização do rematador, tendo em conta a colocação do remate na baliza. Se o remate for ao lado ou por cima da baliza, o PSxG é zero. Por isso, é a melhor métrica atual para analisar o desempenho de um guarda-redes do ponto de vista do remate.

Na época passada, Raya registou um desempenho superior a 5,0 de acordo com o modelo da Opta. Em termos básicos, isso significa que, graças a Raya, o Brentford sofreu menos cinco golos do que seria de esperar. Apenas dois guarda-redes conseguiram melhor do que este desempenho na época passada.

No mesmo departamento e entre os 27 guarda-redes da Premier League que jogaram mais de 500 minutos, Ramsdale ficou em 14.º lugar, com um desempenho inferior a -2,0. Raya também superou o rival em termos de fazer mais ações defensivas fora da área por 90 minutos, com 1,43 contra 1,13 de Ramsadale.

Não é apenas a capacidade de defender remates, mas também a excelente capacidade de distribuição que fazem de Raya uma ameaça completa para a posição de Ramsdale. 

Ramsdale será muito pressionado por Raya
Ramsdale será muito pressionado por RayaReuters

Quando era adolescente jogou futsal, o que o ajudou a desenvolver um conforto verdadeiro com a bola nos pés. Embora não sejam cópias, há muitas semelhanças entre a forma como o Arsenal procura construir os seus ataques a partir de trás e a forma como os Bees também o fazem.

Nesse sistema, Raya prospera. No final da época 2020/21 do Championship, completou mais 300 passes do que qualquer outro guarda-redes do segundo escalão. Na época passada, nenhum guarda-redes fez mais passes combinados ou registou mais toques.

De um modo geral, esta nova batalha dentro do plantel vai ser intrigante. Enquanto Ramsdale vai enfrentar uma luta para manter o novo rival à distância, os adeptos do Arsenal esperam que esse duelo ajude as ambições da equipa a levantar o primeiro título da Premier League em 20 anos.