Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam a surpresas no fim de semana: Dificuldades para United e Lazio, Brest favorito

11Hacks / Filip Novák
Bruno Fernandes não passou por Idrissa Gueye na partida de outono do Manchester United contra o Everton.
Bruno Fernandes não passou por Idrissa Gueye na partida de outono do Manchester United contra o Everton.Profimedia
Quem vencerá? Esta é a pergunta-chave que os adeptos do desporto e os especialistas de todo o mundo fazem diariamente. No entanto, na maioria das vezes, guiam-se mais pelos sentimentos e pelas suas próprias impressões do que por números inquestionáveis. A resposta correta a esta pergunta pode muitas vezes ser muito valiosa. Sobretudo se for a hesitação de um favorito. É por isso que o Flashscore traz sempre às sextas-feiras, em colaboração com uma equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, análises de jogos em que os números podem levar a um resultado (in)esperado.

Manchester United - Everton, sábado 12:30

No final de fevereiro, a dedução de 10 pontos ao Everton por violação das regras financeiras foi reduzida para seis, o que levou o clube a saltar para o 16.º lugar com cinco pontos de vantagem da zona de despromoção. É possível que agora melhorem essa posição até ao final da época, tendo em conta que os desempenhos apontam nesse sentido, nomeadamente do ponto de vista defensivo.

Os números falam por si. Só o Liverpool, o Manchester City e o Arsenal permitiram menos remates perigosos do que os Toffees esta época, que são também as três equipas que sofreram menos golos do que o Everton. Isto assume ainda mais importância se tivermos em conta que o eixo da defesa está entrega ao jovem inglês Jarrad Branthwaite, de 21 anos.

Basta recordar a exibição fenomenal há um mês contra o Manchester City, no qual deixou todas as impressões de um defesa de elite. Conta ainda com a ajuda dos médios Amadou Onana, James Garner e Idrissa Gueye. Juntos, formam um meio-campo muito difícil de penetrar, seja através do passe ou da corrida com a bola, como vai poder comprovar a outra equipa de Manchester.

Classificação da Premier League por pontos esperados.
Classificação da Premier League por pontos esperados.Livesport

Embora o United seja apontado como forte favorito, pela métrica de pontos esperados, deveria estar sete pontos atrás do Everton. Antes do duelo com a sólida linha defensiva composta por Sean Dyche, não é propriamente encorajador que, desde dezembro, os red devils sejam apenas o 11.º melhor ataque da liga em termos de expetativa de golos criados. Erik ten Hag vai continuar a sentir a falta do goleador Rasmus Höjlund, e problemas de saúde não especificados atormentam também Marcus Rashford e Harry Maguire.

Embora o Everton tenha tido dificuldades em converter as oportunidades durante toda a época, há aspetos positivos a assinalar em relação ao seu ataque. Vão agora defrontar uma equipa que baseia o seu ataque em transições rápidas, algo que os Toffees defendem muito bem, enquanto o United é extremamente vulnerável.

Há ainda as situações de bola parada, o trunfo maior de Dyche, com 17 golos esperados a partir das mesmas, em comparação com as 11 da segunda melhor equipa nessa métrica, o Liverpool.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Lazio - Udinese, segunda-feira 19:45

Os jogadores da Lazio devem estar a sentir dificuldades para aceitar o que aconteceu nos últimos dias. Para além de terem sido eliminados da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique, perderam também um jogo algo tresloucado com o AC Milan no campeonato. Este último terá um grande impacto na receção à Udinese, já que os biancocelesti tiveram três jogadores expulsos...

No jogo de segunda-feira, Luca Pellegrini, Adam Marusic, Alessio Romagnoli, o influente Matteo Guendouzi e o jovem italiano Nicolo Rovella, um dos melhores trincos da atual temporada, estão de fora devido a lesão. Mas também se deva ter em conta que a Udinese não poderá contar com o talentoso central Festa Ebosele e o médio defensivo Wallace.

O treinador Maurizio Sarri vai tentar encontrar uma receita para o bloco defensivo profundo da Udinese, algo com que a sua equipa se tem debatido regularmente esta época. O baixo número de remates perigosos foi um denominador comum nas exibições contra Monza, Salernitana, Génova e Verona.

Além disso, os visitantes terão uma vantagem visível no jogo aéreo, já que a defesa dos cabeceamentos é um dos pontos fracos da equipa da casa, que permite remates muito perigosos de cruzamentos de adversários.

Lens - Brest, sábado, 20:00

Os adeptos do futebol francês vão poder assistir a uma série de duelos muito interessantes neste fim de semana, incluindo, sem dúvida, o duelo entre o Brest, segundo classificado, e o Lens, sexto. A equipa da casa é a favorita, mas a forma atual fala mais a favor do adversário.

Quanto à qualidade das defesas e dos ataques desde o início de dezembro, ou seja, na amostra dos últimos 11 jogos, o Brest tem estado muito bem. Com 0,8 golos esperados permitidos por jogo, tem o melhor registo defensivo neste período e, graças às excelentes defesas de Marc Bizot entre os postes, sofreu apenas três golos.

Para além disso, o ataque está a funcionar muito bem. O Brest marcou 18 golos desde dezembro, apenas menos um do que o Marselha. O Lens também está bem do ponto de vista atacante, mas permitiu um volume significativamente maior de oportunidades, resultando em mais seis golos sofridos.

O Brest não visita o Stade Bollaert-Delelis para defender, e é de esperar contra-ataques rápidos, com muitos cruzamentos, que o Lens poderá ter dificuldades. Além disso, a equipa da casa corre o sério risco de não poder contar com o avançado Elye Wahi, autor de cinco golos no campeonato e três nas três últimas jornadas, devido a problemas no ombro. Se for esse o caso, as chances de vitória do Brest aumentam ainda mais.