Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam a surpresas no fim de semana: Man. United, Atlético e Dortmund testados em casa

11Hacks/Filip Novák
Tanto o Atlético como a Real Sociedad têm equipas equilibradas
Tanto o Atlético como a Real Sociedad têm equipas equilibradasProfimedia
Quem é que vai ganhar? Esta é a pergunta-chave que os adeptos do desporto e os especialistas de todo o mundo fazem diariamente. Na maior parte das vezes, porém, guiam-se mais pelos sentimentos e pelas suas próprias impressões do que por números inquestionáveis. A resposta correcta a esta pergunta pode muitas vezes ser muito valiosa. Sobretudo se for a hesitação de um favorito. É por isso que, todas as sextas-feiras, a equipa editorial do Flashscore, em colaboração com a equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta análises de jogos em que os números sugerem que o resultado (in)esperado pode ocorrer.

Manchester United - Brentford (sábado, 16:00)

Na oitava jornada da Liga Inglesa, o Manchester United recebe o Brentford em Old Trafford, num duelo entre equipas que atravessam atualmente uma crise de resultados. Os Red Devils, décimo classificados, perderam três dos seus últimos quatro jogos no campeonato, incluindo o duelo do fim de semana contra o Crystal Palace, enquanto os comandados do treinador Thomas Frank esperam há cinco jogos para somar pontos. Com isso, a equipa está a cair lentamente para o 14.º lugar na tabela.

No entanto, enquanto no caso de uma das equipas a posição atual é totalmente merecida, a outra também está nela devido a uma boa dose de azar. E já adivinhou corretamente que se trata da equipa visitana. Com a perda do seu principal jogador, Ivan Toney, que ainda está a cumprir uma suspensão de oito meses, a equipa está a lutar com muita coragem no ataque. Com uma média de 1,65 golos esperados por jogo, tem o 10.º melhor ataque da Liga, apesar de já ter conseguido competir contra várias unidades defensivamente muito capazes. Por outro lado, ainda tem de jogar contra equipas como o Sheffield, o Bournemouth, o Luton e o Burnley.

Mais importante, no entanto, é o desempenho defensivo do Brentford. Este último é mesmo o terceiro melhor em termos de qualidade das oportunidades de golo permitidas, atrás do Manchester City e do Arsenal. Permite aos seus adversários apenas 1,03 golos esperados por jogo. Em suma, enquanto o Manchester United está legitimamente em 10.º lugar de acordo com a métrica de pontos esperados, o Brentford deveria estar em sexto lugar de acordo com o seu desempenho em ambas as extremidades do campo.

Classificação da Premier League em termos de xG
Classificação da Premier League em termos de xG11hacks

Esta equipa de Hague, depois de ganhar a bola, caracteriza-se sobretudo pela sua rápida transição para a frente. Está à frente do Aston Villa no número médio de passes para o ataque por jogo, criando a quarta oportunidade mais perigosa. Para além do já referido Aston Villa, o Brighton e o Liverpool também são melhores do que o United, além disso, a distância entre os três é mínima. No entanto, o Brentford consegue eliminar esta ameaça com frequência e apenas três outras equipas permitem que os seus adversários tenham menos oportunidades de qualidade a partir de lances de bola parada.

O Manchester United tem a segunda pior taxa de sucesso no jogo aéreo defensivo esta época (apenas o Sheffield United é pior) e este fim de semana vai defrontar uma equipa cuja caraterística é a excelente gestão de situações padrão. O Brentford já conseguiu criar quatro golos esperados a partir delas, o segundo maior número do campeonato. O desempenho do Manchester é também fortemente afetado por lesões na defesa, com Martínez, Shaw, Wan-Bissaka, Malacia e Reguilón ainda indisponíveis. Em suma, uma hesitação do favorito não seria assim tão surpreendente neste caso.

Atlético Madrid - Real Sociedad (domingo, 16:15)

Um dos destaques do próximo fim de semana na LaLiga será o duelo entre dois vizinhos diretos na tabela da taça - o quarto classificado Atlético Madrid e a quinta classificada Real Sociedad. E os dados mostram que o forasteiro de San Sebastian tem boas hipóteses de surpreender a equipa da casa. O principal tema de análise do confronto são as excelentes defesas de ambas as equipas.

No caso do Atleti e do seu treinador Diego Simeone, isso não é uma grande surpresa a longo prazo. No entanto, pouco se sabe sobre a excelente unidade defensiva montada pelo seu homólogo Imanol Alguacil. Na última edição do campeonato espanhol, a Real Sociedad permitiu aos seus adversários o segundo menor volume de oportunidades de perigo, com apenas 0,84 golos esperados por jogo. Isto significa menos do que os dois clubes mais famosos de Madrid. Além disso, a tendência estabelecida pela equipa de Alguacil continua na presente época. Neste importante indicador defensivo, mantém mais uma vez a sua posição de segunda melhor equipa.

A qualidade dos dois ataques até agora é muito semelhante, tanto em termos de golos esperados como de golos marcados. Nos jogos da Sociedad contra equipas que jogam num bloco baixo, onde se inclui o Atlético, não caíram muitos golos até agora esta época, pelo que é bem possível que se assista a um cenário semelhante no domingo.

A prova do bom jogo dos azuis e brancos é o facto de terem disputado um jogo equivalente fora de casa contra o Real Madrid há algum tempo e, desde então, terem dominado os quatro jogos seguintes do campeonato. O último foi particularmente valioso para eles: o clássico basco contra o Athletic Bilbao terminou com uma vitória por 3-0.

Dortmund x Union Berlin (sábado, 15:30)

O confronto entre o quarto classificado Borussia Dortmund e o Union Berlin, décimo primeiro na Bundesliga, parece claro à primeira vista. O Dortmund, juntamente com o Bayern e o Leverkusen, está entre as únicas equipas invictas do campeonato e vai receber em casa um rival em crise, que já perdeu quatro vezes consecutivas. O Dortmund também não agradou aos seus adeptos no jogo de terça-feira da Liga dos Campeões, quando perdeu por 2-3 com o SC Braga.

No entanto, a verdade é que, na grande maioria dos casos, o Union teve uma vantagem no jogo expressa não só pelo melhor controlo da partida, mas também pela qualidade das oportunidades de remate criadas. De acordo com os modelos de dados, os homens da capital deveriam estar muito perto do seu adversário de sábado, e não sete lugares abaixo. Em suma, a equipa parece muito bem posicionada em ambas as extremidades do campo e, se mantiver o seu desempenho, os bons resultados virão gradualmente.

É muito provável que o Union tente apimentar o Dortmund com o maior número possível de centros. Em primeiro lugar, esta é a sua principal estratégia no último terço do campo e, em segundo lugar, domina muito bem as situações normais. A defesa feroz da equipa da casa no jogo aéreo não lhe convém e é bem possível que marque um golo de cabeça.