David Beckham pede aos flops do United que mostrem motivação para jogar pelo clube
A antiga estrela do United, David Beckham, esteve em Manchester na quinta-feira para assistir à estreia de um novo documentário sobre a geração vencedora do triplete, em 1999. O médio foi uma figura-chave na equipa que ganhou a Premier League, a Liga dos Campeões e a Taça de Inglaterra sob o comando do lendário treinador Alex Ferguson.
Agora, a empresa Studio 99, do antigo capitão de Inglaterra, desempenhou um papel na produção de "99", uma série de três partes que será lançada a 17 de maio. 25 anos depois de ter participado no triunfo épico, Beckham falou sobre o mal-estar atual em Old Trafford.
O treinador do United, Erik ten Hag, está a lutar para evitar o despedimento, com a sua equipa a definhar no oitavo lugar da Premier League, após a embaraçosa derrota de segunda-feira por 4-0 no terreno do Crystal Palace.
Beckham acredita que os jogadores devem assumir a sua quota-parte de culpa, dizendo:
"Seria de esperar que o treinador não tivesse que fazer muito. É esse o ponto de ser jogador do Manchester United e de jogar os grandes jogos, tens de estar motivado."
A difícil segunda temporada de Ten Hag no comando pode ser salva se o United vencer o arquirrival Manchester City na final da FA Cup. Beckham espera o plantel atual prove que merece um futuro a longo prazo no clube, brilhando em Wembley, na tentativa de vingar a derrota da época passada para o City na final.
"Quando és um futebolista profissional e fazes o trabalho que gostas estás no clube que gostas, quando se faz qualquer jogo, seja para o campeonato ou um final da Taça de Inglaterra contra os grandes rivais, isso tem que ser motivação suficiente", afirmou.
"E, se não for, então estás na equipa errada e praticas o desporto errado. Nós entrávamos em todos os jogos, quer se tratasse de um jogo de juniores, amigável, pré-época ou final da Liga dos Campeões, com a mesma mentalidade e a mesma vontade. Todos sabemos que o Erik é um treinador muito qualificado e um bom treinador e que tem os motivos certos", acrescentou.
Beckham, membro da famosa Classe de 92 do United, que inclui ainda Paul Scholes, Gary Neville e Nicky Butt, ganhou seis títulos da Premier League, uma Liga dos Campeões e muitas outras distinções durante 11 anos antes de se juntar ao Real Madrid.
O antigo jogador de 49 anos, adepto do United desde a infância, admite ter ficado desanimado com os problemas do clube desde o último título da Premier League, na última época de Ferguson, em 2013.
"Obviamente, foram cinco, 10, 15 anos difíceis no United e todos sabemos disso, mas nunca seria fácil quando o chefe (Ferguson) saiu, (Roy) Keane saiu, Giggsy (Ryan Giggs) saiu, Gary (Neville) saiu. Todos estes jogadores, personalidades e personagens importantes saíram do United, e seria sempre um período difícil. Queremos que os rapazes sintam - através deste documentário - a inspiração de serem igualmente bem sucedidos", vincou.