Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Decisão do Manchester United sobre novo estádio de 100.000 lugares prestes a ser tomada

Zack Oaten
Old Trafford, casa do Manchester United desde 1910
Old Trafford, casa do Manchester United desde 1910AFP
Os proprietários do Manchester United esperam tomar uma decisão final sobre a possibilidade de gastar mais de 2 mil milhões de euros num novo estádio, de 100.000 lugares, até ao final deste ano.

Nos últimos meses, Sir Jim Ratcliffe, coproprietário doUnited, tem-se mostrado entusiasmado com a construção de um "Wembley do Norte" e, juntamente com o Conselho de Trafford, o bilionário criou um grupo de trabalho para avaliar a ideia de um novo estádio e da remodelação de Old Trafford.

Presidido por Lord Sebastian Coe, o grupo de trabalho inclui também membros importantes, como o antigo jogador do United, Gary Neville, e o presidente da Câmara de Manchester, Andy Burnham.

Houve grandes complicações na renovação do Old Trafford, com capacidade para 74.310 pessoas, que tem sido a casa emblemática do Manchester United desde 1910, incluindo obras de construção e uma linha de caminho de ferro nas traseiras do estádio.

O financiamento do estádio pode ser um grande problema, uma vez que a dívida atual do clube é de 647,5 milhões de libras, excluindo os pagamentos de taxas de transferência pendentes.

Antes da digressão pelos Estados Unidos, o Manchester United teve várias reuniões com os responsáveis pelo desenvolvimento do Estádio SoFi, propriedade de Stan Kroenke, com capacidade para 70.240 espectadores, que pode aumentar para 100.240, cuja construção demorou quatro anos e custou mais de 5 mil milhões de dólares.

O Presidente da Câmara de Inglewood, James T Butts, falou à BBC Sport sobre o acordo.

"Normalmente, quando uma equipa vai para um novo estádio, a cidade paga 300 a 500 milhões de dólares (232,86 a 388,1 milhões de libras) pelos custos de construção ou uma quantia equivalente de terreno. Não fizemos nenhuma dessas coisas. O que tínhamos era a localização. Fizemos um acordo que nos convinha a ambos, mas que não envolvia financiamento ou compra de terrenos. Stan Kroenke pagou 5 mil milhões de dólares (3,88 mil milhões de libras)", explicou.