Defesa do Arsenal enfrenta teste de fogo para voltar a anular o Manchester City
Siga as principais incidências da partida
Os homens de Mikel Arteta conseguiram impedir que o City marcasse na época passada, nos dois confrontos entre as duas equipas para o campeonato, mas mesmo assim não conseguiram impedir que o campeão inglês conquistasse o quarto título consecutivo da Premier League.
Nas duas últimas épocas, o Arsenal terminou em segundo lugar, atrás da máquina vencedora de Pep Guardiola.
Muitos acreditam que esta é a época em que o Arsenal vai acabar com uma espera de 21 anos para conquistar o título, desde que os Invencíveis de Wenger foram campeões sem perder um jogo.
O Manchester City continua a ser o seu maior obstáculo, embora o caminho possa ser desimpedido caso os detentores do título sofram uma dedução de pontos pelas 115 alegadas infrações às regras da Premier League no final da temporada.
Haaland marcou um recorde de nove golos nos primeiros quatro jogos da nova temporada da Premier League. A excelente forma do norueguês faz com que o City seja a única equipa da Premier League que ainda não perdeu pontos.
Mas o Arsenal está novamente colado ao City - apenas dois pontos atrás - depois de provar as suas credenciais de campeão com vitórias fora de casa contra Aston Villa e Tottenham.
Bases sólidas
O desafio do Arsenal assenta em bases defensivas sólidas. A dupla de centrais William Saliba e Gabriel Magalhães está a merecer comparações com parcerias lendárias do passado, enquanto o guarda-redes David Raya já fez uma extraordinária série de defesas só no último mês.
Em cinco jogos em todas as competições, o Arsenal sofreu apenas um golo - quando estava reduzido a 10 homens contra o Brighton.
"Todos nós queremos alcançar algo. Ganhar a Premier League não é fácil, mas quando se termina duas vezes em segundo lugar, é preciso vencer", disse Saliba
"Vamos dar tudo, ainda mais do que na época passada, porque não queremos acabar em segundo, terceiro ou quarto lugar. Queremos ganhar esta liga e vamos dar tudo", reforçou o francês.
Quando o Arsenal empatou com o City 0-0 no último dia de março, os visitantes comemoraram em silêncio ao deixar o Etihad ainda no topo da tabela, mas o City não perdeu mais nenhum ponto nos últimos nove jogos da temporada e conquistou o campeonato com mais dois pontos do que os Gunners.
"Na história da Premier League (o City) tem sido o mais consistente de sempre, não só em termos de resultados, mas também em termos de domínio e de desempenhos de topo consistente. Este é o desafio, temos de ir lá e provar que demos mais um passo e que podemos competir", disse Arteta na sexta-feira.
Se o Arsenal quiser sair vitorioso num terreno onde não vence desde 2015, a sua dupla de defesas-centrais estará em destaque. Haaland não conseguiu sequer um único remate à baliza nos dois encontros do campeonato, quando defrontou Saliba e Gabriel na época passada.
"Eu sou bom, ele é bom. Nós dois falamos francês e estamos na terceira temporada juntos", disse Saliba sobre a parceria que formou.
"Nós conhecemo-nos muito bem e é um prazer jogar todas as partidas com ele. Crescemos juntos porque ele também é jovem, então é muito bom tê-lo ao meu lado".
Em 65 jogos da Premier League com esta dupla na defesa, o Arsenal manteve 30 jogos sem sofrer golos e sofreu apenas 51.
"William Saliba e Gabriel estão prestes a juntar-se à elite", escreveu o antigo defesa do Liverpool Jamie Carragher no The Telegraph.
"Se continuarem juntos, acabaremos por nos referir a Saliba e Gabriel como as duas melhores parcerias da minha geração: John Terry e Ricardo Carvalho, do Chelsea, e Rio Ferdinand e Nemanja Vidic, do Manchester United", reforçou.
No entanto, para conquistar esse nível de reconhecimento, o Arsenal precisa de acrescentar títulos à sua impressionante estatística.
Acabar com a invencibilidade de quase dois anos do City em casa seria um golpe certeiro para mostrar que, desta vez, a disputa pelo título pode terminar de forma diferente.