Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaques do fim de semana: PSV perfeito, susto para os adeptos do Luton e chocolates atrevidos

Tomáš Rambousek
Destaques do fim de semana: PSV perfeito, um susto para os adeptos do Luton e alguns chocolates atrevidos
Destaques do fim de semana: PSV perfeito, um susto para os adeptos do Luton e alguns chocolates atrevidosAFP/Flashscore
O ano está a chegar ao fim na maioria das ligas europeias e alguns jogadores estão a implorar por nomeações na nossa rubrica Destaques do Fim de Semana. Quer seja o último golo de Emil Forsberg (32 anos) em casa, na Bundesliga, ou a grande falha de Steven Berghuis (32). O PSV Eindhoven merece uma salva de palmas e todos rezam pela saúde do capitão do Luton Town, Tom Lockyer (29).

Golo do fim de semana

O sueco Emil Forsberg vestiu a camisola do RB Leipzig durante oito longos anos e ajudou a equipa alemã a conquistar duas taças e uma Supertaça.

No entanto, pouco antes do jogo do fim de semana passado, contra o Hoffenheim, foi dada a notícia de que a partida de sábado seria a sua última, antes de partir para a Major League Soccer. Foi uma despedida muito emotiva, graças a um grande golo que acabou por ser o da vitória.

Forsberg recebeu com mestria um passe longo de Lois Openda e, sem pedir licença, atirou a bola por baixo da trave com um rápido remate à meia-volta. O Leipzig acabou por vencer por 3-1 e o 40.º golo do sueco na Bundesliga encerrou simbolicamente uma bela era.

Azarado do fim de semana

Mesmo antes de se transferir do Feyenoord para o Ajax, Steven Berghuis era um goleador por excelência, conseguindo marcar 12 ou mais golos em quatro temporadas consecutivas.

No entanto,  Berghuis está em dificuldades, marcando apenas um golo na atual temporada. A sua forma foi resumida pela situação no final do jogo do Ajax com o Zwolle. Com 2-1 no marcador, Berghuis encontrou-se perante uma baliza vazia...

Mas o neerlandês falhou completamente e de forma incompreensível o golo. Infelizmente para a sua equipa, os visitantes empataram a partida, 2-2, no penúltimo minuto. Um desgosto.

Destaque nas redes sociais

A Bundesliga está a lidar com possíveis grandes planos para trazer investidores estrangeiros, contra os quais os adeptos do Union Berlim decidiram protestar. Durante a viagem a Bochum, os adeptos do Union colocaram nos bolsos moedas de chocolate embrulhadas em folha de ouro. Depois de as terem atirado para o relvado, não houve jogo durante 12 minutos!

O avançado japonês Takuma Asano não pôde recusar a oferta. Apanhou os chocolates do chão e saboreou-os alegremente.

"O chocolate deu-me força", riu-se depois do jogo. É que momentos depois de comer a oferta, pouco antes do final da primeira parte, marcou mesmo um golo.

Estatísticas do fim de semana

Há um total de 734 equipas nas 55 principais ligas de futebol da Europa, mas apenas o PSV Eindhoven pode orgulhar-se de ter jogado toda a temporada até agora sem perder um único ponto no campeonato.

O PSV encerrou o seu ano na Eredivisie com uma vitória enfática por 4-0 sobre o AZ Alkmaar, já com três golos de vantagem aos 16 minutos. O seu recorde de outono na Eredivisie neerlandesa é de 56 golos marcados e apenas seis golos sofridos. Incrível.

A última vez que se assistiu a um desempenho tão dominante nos Países Baixos foi em 1987, e pelo mesmo PSV Eindhoven. Nesta temporada, o Virtus, de San Marino, esteve muito tempo no mesmo ritmo do PSV, mas perdeu por 0-3 para o Cosmos, no último fim de semana, deixando o PSV como o único clube com um recorde perfeito.

A história do fim de semana

Tom Lockyer é um ícone para os adeptos do Luton. Com a braçadeira de capitão, levou a equipa de Kenilworth Road ao topo do futebol inglês, após 31 longos anos.

Infelizmente, teve de assistir ao final do jogo do play-off contra o Coventry, disputado em Wembley, em maio, com a sua família a partir da cama do hospital, depois de ter desmaiado no relvado. No entanto, Lockyer regressou rapidamente à ação.

No sábado, os adeptos do Luton voltaram a sofrer. O seu defesa preferido voltou a desmaiar em campo, contra o Bournemouth, e teve de ser reanimado pelos médicos do clube.

O jogo não prosseguiu, mas o importante mesmo é que o galês está novamente consciente. No entanto, mais pormenores não foram divulgados pelo clube, enquanto se aguardam os resultados dos exames detalhados. Porém, dois colapsos cardíacos em sete meses parecem indicar um problema subjacente mais grave.

Fotografia do fim de semana

Há um ano, no Campeonato do Mundo do Catar, o médio neerlandês Davy Klaassen era um homem careca. Mas quando entrou em campo nos últimos minutos do jogo da Serie A italiana, entre a Lazio e o Inter Milão, a sua cabeça estava adornada com uma rica cabeleira loira.

A mudança foi notada pelos administradores do site do Ajax, clube pelo qual Klaassen jogou em tempos, e a fotografia que tiraram diretamente da transmissão televisiva tornou-se viral. "Este é mesmo o Davy? E como é que é possível que o cabelo dele tenha crescido tão depressa?", questionaram. Milagres da ciência moderna...