Eddie Howe afasta rumores sobre Bruno Guimarães: "Parece muito feliz e tranquilo"
O médio brasileiro tem sido associado a uma série de potenciais pretendentes, incluindo o Manchester City, o Arsenal e o Paris Saint-Germain, depois de uma passagem impressionante por Tyneside.
Guimarães tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de libras (116 milhões de euros) no seu atual contrato, que deverá vigorar até 2028, mas esta semana surgiram informações de que a cláusula só estará em vigor a partir da última semana de maio até ao início da última semana de junho.
Howe, antes do jogo de sábado com o Sheffield United, o último classificado da Premier League, disse que "não tende a preocupar-se" com questões fora do seu controlo.
"Não é preciso dizer o que penso sobre a situação do Bruno", afirmou:*. "Queremos mantê-lo, queremos construir a nossa equipa em torno dele e ele é parte integrante do que estamos a fazer. A sua forma tem sido muito boa, ele parece muito feliz e tranquilo, vai pensar no verão que se avizinha e no rumo que esperamos dar à equipa. Ele é uma parte importante disso. Não temos controlo sobre isso, por isso veremos."
Questionado especificamente sobre a cláusula, Howe não entrou em pormenores, mas disse: "A cláusula foi bem planeada e estruturada pelo clube, no sentido em que existe um ponto de chegada. Não queremos especulações constantes, não creio que isso seja saudável para o jogador ou para nós".
Guimarães, que se juntou ao Newcastle em janeiro de 2022, e o avançado sueco Alexander Isak estão a ser monitorizados de perto por outros clubes, com o Newcastle a temer que possa ter de vender um dos seus grandes nomes na janela de transferências do verão para satisfazer as regras financeiras da Premier League.
Howe expressou repetidamente a sua intenção de manter os seus melhores jogadores, mas está perfeitamente ciente da necessidade de equilibrar as contas após uma campanha de recrutamento de 400 milhões de libras (467 milhões de euros) sob o comando dos proprietários do clube, apoiados pela Arábia Saudita.
Questionado se estava em posição de contratar jogadores de elite já prontos, Howe disse: "Neste momento, tanto em termos de salários como de taxas de transferência, não creio que estejamos em posição de o fazer. Temos de contratar e desenvolver esses jogadores. Temos de contratar com potencial para se tornarem de classe mundial. Penso que já estamos no bom caminho para o fazer com alguns jogadores."
O Newcastle, sétimo na tabela após a derrota por 2-0 com o Crystal Palace a meio da semana, está a perseguir um lugar europeu, a apenas cinco jogos do fim.