Eddie Howe avisa Direção do Newcastle: "Se queremos uma equipa com sucesso não podemos vender os melhores"
O médio brasileiro Bruno Guimarães tem sido associado a uma transferência para o Paris Saint-Germain e o avançado sueco Alexander Isak é alegadamente um alvo do Arsenal e do Tottenham.
Isak está na lista de candidatos aos prémios de melhor jogador do ano e de melhor jovem jogador da Premier League, depois de ter marcado 24 golos em todas as competições até agora nesta temporada.
Questionado na sexta-feira se espera que ambos os jogadores continuem no Newcastle na próxima época, Howe disse aos jornalistas: "Sim, espero, estou a planear que eles estejam aqui. Sim, estou a planear a presença deles no plantel".
Guimarães, custou 42,1 milhões de euros pagos ao Lyon, e Isak, que custou um recorde de 70 milhões de euros, vindo da Real Sociedad, têm sido grandes histórias de sucesso para a equipa de recrutamento do Newcastle. Mas o diretor executivo do Newcastle, Darren Eales, deu início a especulações sobre uma potencial venda no final da época, quando revelou que o clube poderá ter de vender os seus jogadores mais importantes para cumprir as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League.
Howe avisou que isso iria atrasar significativamente a equipa em campo, depois de uma época difícil que ainda pode terminar com a qualificação para a Europa. O Newcastle ocupa o sexto lugar da Premier League, a três jogos do fim da época, a começar pelo jogo com o Brighton, no sábado.
"Se queremos uma equipa com sucesso não podemos vender os melhores jogadores", disse Howe: "Isso é extremamente importante para nós. Isso ia ser retroceder uma distância considerável, porque teríamos que começar de novo."
A forma prolífica de Isak nesta temporada, que inclui 20 golps na Premier League, fará com que ele seja especialmente procurado por clubes de toda a Europa. Mas Howe tem esperança de que o jogador de 24 anos esteja disposto a prolongar a sua estadia com os Magpies para uma terceira temporada.
"Contratámo-lo sabendo que era jovem e que queríamos desenvolver o seu talento e dar-lhe a oportunidade de mostrar o que sabe fazer", disse: "Para mim, foi uma coisa de longo prazo que começamos com ele. Acho que ele gostou da equipa em que jogou. Espero que ele continue assim por muitos anos."