Eddie Howe confirma ausência de Joelinton: "É um verdadeiro golpe para nós"
Acompanhe as principais incidências da partida
O brasileiro lesionou-se durante a visita ao rival Sunderland na terceira ronda da Taça da Inglaterra.
Harvey Barnes (26 anos), Jacob Murphy (28), Elliot Anderson (21), Matt Targett (28), Joe Willock (24), Nick Pope (31) e Callum Wilson (31) estão entre os ausentes de longa duração no Newcastle.
"Não é bom, é uma lesão que o fará perder um mínimo de seis semanas, é um verdadeiro golpe para nós", disse Howe aos jornalistas antes do confronto de sábado na Premier League contra o Manchester City.
"Ele é um jogador muito importante. Tem um problema no tendão do quadril. Está muito desiludido, quer jogar e sair-se bem - tivemos de o tentar recuperar. Ele é a força motriz do nosso meio-campo, é um grande golpe", sustentou.
Howe disse que o Newcastle ainda não tinha reforçado o seu plantel na janela de transferências de janeiro devido às regras do Financial Fair Play.
O Newcastle, que em outubro de 2021 foi adquirido por um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, registou um prejuízo de 73,4 milhões de libras (85,33 milhões de euros) nos seus últimos resultados financeiros.
"Estamos realmente sobrecarregados nas áreas de ataque e meio-campo e isso inibiu os nossos jogadores de descansar e trazer novos jogadores para ajudar na rotação. Num mundo ideal, se tivéssemos liberdade para agir, já teríamos trazido jogadores, mas não estamos nessa situação porque o fair play financeiro é um problema para nós", admitiu.
Howe, que vai dirigir o seu 650.º jogo no fim de semana, disse que a sua equipa vai lutar muito contra o campeão City. O City está em terceiro lugar na tabela, enquanto o Newcastle está em nono, depois de ter saído da Liga dos Campeões e da Taça da Liga.
"Eles são a equipa a bater, o seu historial nas últimas épocas tem sido incrível. Têm o melhor treinador do mundo, o seu estilo de jogo é difícil de combater, mas acredito que podemos realmente competir neste jogo", afirmou.