Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eddie Howe considera que sair do St James's Park seria uma "traição" ao Newcastle

AFP
Howe não está entusiasmado com a proposta de mudança de estádio
Howe não está entusiasmado com a proposta de mudança de estádioGeorge Wood / Getty Images via AFP
O treinador do Newcastle, Eddie Howe, afirmou que seria uma "traição" abandonar o histórico estádio St James' Park, numa altura em que os proprietários do clube tentam competir com a elite do futebol europeu.

Siga as principais incidências da partida

Os Magpies disseram esta semana que tomarão uma decisão no início do próximo ano sobre as conclusões de um estudo de viabilidade encomendado para avaliar os méritos da remodelação do atual estádio de 52.000 lugares ou da construção de um novo local. St James's Park é a casa do Newcastle desde 1892 e é um dos locais mais emblemáticos do futebol inglês.

"O meu instinto natural foi sempre o de ficar em St James' Park", disse Howe na véspera do jogo da sua equipa na Premier League contra o Everton.

"É um lugar incrível para jogar futebol, é a nossa casa, por isso pensar em mudar para outro lugar parece um pouco uma traição a um lugar que nos serviu tão bem", continou o treinador.

No entanto, Howe, que chegou em 2021 após uma aquisição apoiada pela Arábia Saudita, admitiu que o clube precisa de aumentar as suas receitas se quiser competir no topo da tabela.

"Estamos bem cientes de que, como clube de futebol, precisamos de aumentar as nossas receitas, pelo que as pessoas com mais células cerebrais tomarão a decisão em benefício do futuro a longo prazo do clube de futebol, e isso é sempre o mais importante. Posso ser influenciado, mas o meu instinto natural é querer ficar", afirmou.

Os proprietários do Newcastle fizeram previsões ousadas quando assumiram o controlo, dizendo que tinham como objetivo o título da Premier League dentro de cinco a dez anos. No entanto, apesar dos bolsos fundos, foram forçados a operar dentro de regras rigorosas de rentabilidade e sustentabilidade que limitam as despesas.

"Na época, não acho que as declarações tenham sido precipitadas. Havia a sensação de que o clube, naquela fase, podia realmente investir o que quisesse", explicou Howe.

"Não há garantias de que, mesmo com esse investimento, se ganhe alguma coisa, todos sabemos isso, mas dá-nos muito mais hipóteses. Desde então, as regras tornaram-se muito mais rigorosas, pelo que é injusto julgá-los pelos comentários que fizeram aquando da alteração das regras. Agora tornou-se, não diria impossível, mas tornou-se muito, muito difícil conseguir o que eles inicialmente pensavam que podiam conseguir, sem culpa própria", finalizou.