Eddie Howe: "Somos iguais a todos os outros clubes da Premier League"
Treze clubes da Premier League votaram a favor da proibição temporária de empréstimos entre equipas sob a mesma propriedade numa reunião de acionistas na terça-feira, informou a imprensa britânica, ficando um voto aquém do número necessário para a sua introdução.
A votação significou que o Newcastle, que em outubro de 2021 foi adquirido por um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), será autorizado a emprestar jogadores de outros clubes também pertencentes ao fundo.
O PIF detém participações maioritárias nos "quatro grandes" clubes da Saudi Pro League - Al Ittihad, Al Ahli, Al Nassr e Al Hilal - que contrataram jogadores como Karim Benzema, Riyad Mahrez, Sadio Mané, Rúben Neves e Neymar na última janela de transferências.
Outras equipas da Premier League também têm laços de propriedade com outros clubes. O Manchester City é propriedade da empresa City Football Group, de Abu Dhabi, que tem participações em muitos clubes de todo o mundo, enquanto o consórcio BlueCo, que comprou o Chelsea no ano passado, chegou a acordo para se tornar acionista do clube francês Estrasburgo em junho.
"Foi uma votação da Premier League, não somos o único clube envolvido", disse Howe antes do jogo de sábado contra o Chelsea. "Penso que a maioria dos clubes é proprietária de outros clubes em todo o mundo. Não se trata apenas de nós".
"O Newcastle tinha uma opinião, votámos à nossa maneira, como nos é permitido, e a votação acabou por ser favorável. Estamos muito tranquilos em relação a isso. Temos um plantel de que gostamos muito e, se conseguirmos pôr os jogadores em forma antes de janeiro, a necessidade de recrutar será muito menos intensa para nós. Essa será uma decisão tomada antes da abertura da janela e não agora", acrescentou.
"A meu ver, não há vantagem. Somos iguais a todos os outros clubes da Premier League", rematou.
O sétimo classificado Newcastle, que perdeu os seus dois últimos jogos em todas as competições, vai tentar voltar ao bom caminho e quebrar o ímpeto do Chelsea quando o receber no St James's Park.
O Chelsea venceu o rival londrino Tottenham Hotspur e empatou com o líder City antes da pausa internacional.
O Newcastle, no entanto, sofreu várias lesões. Callum Wilson, o melhor marcador do clube nas últimas três épocas, juntou-se a uma longa lista de lesões no clube. Harvey Barnes, Sven Botman, Jacob Murphy, Dan Burn, Elliot Anderson e Matt Targett já estavam de fora.
"Vai ser um mês exigente para nós, especialmente com a participação na Liga dos Campeões e na Taça da Liga", disse Howe.
"Demos a nós mesmos um período realmente intenso. Um desafio ainda maior com as ausências que temos, mas vamos em frente. Os jogadores que temos em forma e disponíveis são muito fortes", completou.