Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eddie Howe: "Somos iguais a todos os outros clubes da Premier League"

Reuters
O Newcastle de Howe recebe o Chelsea este fim de semana
O Newcastle de Howe recebe o Chelsea este fim de semanaReuters
O treinador do Newcastle United, Eddie Howe, disse que a sua equipa não está em vantagem em relação às outras equipas, depois de uma votação dos clubes da Premier League inglesa sobre uma proibição temporária de empréstimos entre partes relacionadas não ter recebido apoio suficiente.

Treze clubes da Premier League votaram a favor da proibição temporária de empréstimos entre equipas sob a mesma propriedade numa reunião de acionistas na terça-feira, informou a imprensa britânica, ficando um voto aquém do número necessário para a sua introdução.

A votação significou que o Newcastle, que em outubro de 2021 foi adquirido por um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), será autorizado a emprestar jogadores de outros clubes também pertencentes ao fundo.

O PIF detém participações maioritárias nos "quatro grandes" clubes da Saudi Pro League - Al Ittihad, Al Ahli, Al Nassr e Al Hilal - que contrataram jogadores como Karim Benzema, Riyad Mahrez, Sadio Mané, Rúben Neves e Neymar na última janela de transferências.

Outras equipas da Premier League também têm laços de propriedade com outros clubes. O Manchester City é propriedade da empresa City Football Group, de Abu Dhabi, que tem participações em muitos clubes de todo o mundo, enquanto o consórcio BlueCo, que comprou o Chelsea no ano passado, chegou a acordo para se tornar acionista do clube francês Estrasburgo em junho.

"Foi uma votação da Premier League, não somos o único clube envolvido", disse Howe antes do jogo de sábado contra o Chelsea. "Penso que a maioria dos clubes é proprietária de outros clubes em todo o mundo. Não se trata apenas de nós".

"O Newcastle tinha uma opinião, votámos à nossa maneira, como nos é permitido, e a votação acabou por ser favorável. Estamos muito tranquilos em relação a isso. Temos um plantel de que gostamos muito e, se conseguirmos pôr os jogadores em forma antes de janeiro, a necessidade de recrutar será muito menos intensa para nós. Essa será uma decisão tomada antes da abertura da janela e não agora", acrescentou.

"A meu ver, não há vantagem. Somos iguais a todos os outros clubes da Premier League", rematou.

O sétimo classificado Newcastle, que perdeu os seus dois últimos jogos em todas as competições, vai tentar voltar ao bom caminho e quebrar o ímpeto do Chelsea quando o receber no St James's Park.

O Chelsea venceu o rival londrino Tottenham Hotspur e empatou com o líder City antes da pausa internacional.

O Chelsea chega ao jogo depois de dois bons resultados
O Chelsea chega ao jogo depois de dois bons resultadosProfimedia

O Newcastle, no entanto, sofreu várias lesões. Callum Wilson, o melhor marcador do clube nas últimas três épocas, juntou-se a uma longa lista de lesões no clube. Harvey Barnes, Sven Botman, Jacob Murphy, Dan Burn, Elliot Anderson e Matt Targett já estavam de fora.

"Vai ser um mês exigente para nós, especialmente com a participação na Liga dos Campeões e na Taça da Liga", disse Howe.

"Demos a nós mesmos um período realmente intenso. Um desafio ainda maior com as ausências que temos, mas vamos em frente. Os jogadores que temos em forma e disponíveis são muito fortes", completou.