Entrevista Flashscore a Nathan Ellington: "Tiro o chapéu ao Manchester City, está bem à frente"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Nathan Ellington: "Tiro o chapéu ao Manchester City, está bem à frente"

Ellington formou dupla temível com Jason Roberts no Wigan
Ellington formou dupla temível com Jason Roberts no WiganProfimedia
Nathan Ellington, agora com 42 anos, foi um temível avançado, representando equipas como Wigan, West Bromwich, Watford, Derby County e Ipswich. Ganhou a alcunha de "Duke" e brilhou, particularmente, quando formou uma dupla impressionante com Jason Roberts no Wigan, alcançando a subida à Premier League em 2004/2005. Ao Flashscore, traçou uma radiografia da Premier League 2023/2024, numa entrevista que pode ver, na íntegra, no vídeo que disponibilizamos mais abaixo.

Embora grande parte do romance tenha desaparecido do futebol de elite, há uma história ocasional que vem para lembrar a todos que todas as equipas, ditas mais pequenas, podem perturbar o status quo. O Luton Town de 2023 é um exemplo disso.

"É um clube pequeno, é provável que desça, mas uma coisa que gosto de dizer é que as equipas que sobem têm esta união e têm uma ligação forte", diz Ellington, em conversa exclusiva com o Flashscore.

"Eles (Luton) têm mais hipóteses do que as pessoas pensam. Quando o Wigan apareceu, eu sabia que a nossa equipa ia ser suficientemente boa para se misturar, porque nas épocas anteriores estávamos sempre a vencer equipas da Premier League na Taça. O Wigan provou ser uma equipa suficientemente boa para estar lá em cima e o Luton pode fazer o mesmo", acrescenta o antigo avançado.

A jornada dos Hatters em Kenilworth Road começará um pouco mais tarde do que a de outras equipas que disputam os seus jogos em casa na Premier League, devido às obras que estão a ser feitas para garantir que o estádio está à altura dos padrões do campeonato inglês.

O West Ham esperou até ao final da janela de transferências para fazer uma compra, tendo apenas contratado Edson Álvarez ao Ajax esta quinta-feira - embora possa estar prestes a contratar Harry Maguire e mais um ou dois jogadores. Não é claro se é David Moyes quem decide quais os jogadores a comprar, ou se essa decisão recai agora sobre o novo diretor técnico, Tim Steidten. De qualquer forma, Ellington não está impressionado.

Veja a entrevista completa com Nathan Ellington
Jason Pettigrove/Flashscore

"Acho que o West Ham parece estar um pouco perdido. Eles têm muito dinheiro e parece que estão interessados em alguns jogadores do Manchester United. Penso que Harry Maguire se sentiria muito mais confortável numa equipa como o West Ham e poderia voltar ao seu jogo natural", considera Ellington.

"O Scott McTominay pode ser um jogador que rompe com o jogo, como o Declan Rice fazia, e também pode ter sucesso a jogar nesta equipa. Acho que se o West Ham conseguir fazer algumas dessas jogadas, isso vai servir-lhes muito bem", explica.

Do ponto de vista do Manchester United, o clube parece perfeitamente satisfeito em manter Maguire e McTominay, embora não rejeite ofertas por nenhum dos dois. O valor combinado de 75 milhões de euros foi cogitado, mas é um pouco caro demais para os Hammers neste momento. No entanto, à medida que a janela de transferências se aproxima do fim, as coisas podem mudar muito rapidamente. Para os Red Devils também.

Ainda há negócios a serem feitos, e como adepto do Manchester United, Ellington acredita que o clube tem o homem certo no comando.

"O Ten Hag não deu um passo em falso desde que chegou ao United e o seu currículo diz tudo", explica.

"No Ajax, ele também formou jovens jogadores, então, para mim, ele deve ter um olho para o tipo certo de jogador que ele quer para o seu sistema. Ele sabe do que precisa e está a utilizar o seu plantel de forma sensata. Faz-me lembrar muito o Sir Alex Ferguson. Estou muito feliz porque ele está aqui a longo prazo, é um vencedor em série e vê os pormenores", elogia Ellingron.

Do outro lado da cidade, o Manchester City de Pep Guardiola vai começar a campanha de 2023/2024 como o atual campeão da Premier League. Depois de ter conquistado o triplete na época passada, a sua única motivação será, provavelmente, tentar tornar-se a primeira equipa da história a defender todos os seus títulos, ou dar tudo por tudo para tentar assegurar uma inédita quadruplicação.

É uma tarefa muito difícil, mas o facto de já se falar nela há algum tempo sugere que, enquanto Guardiola continuar no comando do City, há uma hipótese de a concretizar.

Apesar de o clube ter perdido um grande jogador, Ilkay Gundogan, e de Riyad Mahrez ter decidido que a Saudi Pro League era o lugar certo para estar, o City conseguiu reforçar-se com as contratações de Mateo Kovacic e do compatriota Josko Gvardiol.

"Ele renova as coisas todos os anos. Colocar o Stones no meio-campo! Eles estão no topo neste momento e o Pep sabe o que está a fazer", afirmou Ellington. "Eles ganharam o triplete, então tirem-lhes o chapéu, estão bem à frente", acrescenta.

Na época passada, durante a maior parte da campanha, parecia que o City ia ser ultrapassado pela magnífica equipa do Arsenal de Mikel Arteta. A equipa dos Gunners demorou algum tempo a dar nas vistas para o espanhol, mas em 2022/2023 tudo se encaixou e foi um prazer assistir ao seu desempenho.

Os jogos de abertura da época da Premier League
Os jogos de abertura da época da Premier LeagueFlashscore

Infelizmente, quando a pressão para vencer estava no auge, a equipa do norte de Londres não conseguiu aguentar. Talvez a falta de experiência tenha sido o que os prejudicou no final, mas Ellington acredita que isso os ajudará no futuro.

"O ano passado com certeza vai deixá-los mais fortes e mais acostumados com o fato de estarem lá em cima. Eles definitivamente vão estar lá ou por perto. Se vão ganhar, isso é outra coisa, mas em termos de plantel, trouxeram o Rice para fortalecer o meio-campo, o Timber veio com a sua grande capacidade técnica e depois olhamos para o Kai Havertz, que pode vir a jogar num papel um pouco mais profundo, onde não se confia muito nele para estar no topo de tudo, e é provavelmente aí que ele vai prosperar ainda mais", avalia.

Chelsea, Liverpool e Newcastle também devem estar na luta pelo título na próxima temporada, o que torna a batalha pelo título e pelas vagas nas competições europeias muito disputada. As três equipas tiveram um verão intrigante em termos de transferências e será interessante ver como começam a campanha.

"O Chelsea cometeu erros crassos ao comprar demasiados jogadores", afirma Ellington. "A equipa estava muito desorganizada e mudava todas as semanas. Quero ver como é que eles começam a época nos primeiros cinco a dez jogos, e veremos onde é que eles realmente vão estar. Espero que o Poch faça maravilhas, que ponha o clube a jogar o seu estilo de futebol e que faça estragos este ano", diz.

"O Liverpool fez muito bem em contratar jogadores mais jovens, porque o meio-campo estava a ficar velho, havia demasiadas pessoas a passar por eles. Melhoraram um pouco e, lembrem-se, não precisavam de melhorar muito. Fizeram bem as contratações que fizeram, mas ainda precisam de mais algumas", avalia Ellington.

"O Newcastle tem uma equipa muito boa, bons avançados, um sistema muito bom e vai estar lá em cima, mas não os vejo a fazer tantos jogos sem sofrer golos este ano e a conseguir aqueles um a zero. Não vai funcionar outra vez, não é sustentável", acredita o antigo avançado.

A poucos dias do apito inicial para o primeiro jogo da temporada, o entusiasmo já está a crescer. Os adeptos de todo o país vão tirar o pó ao seu vestuário de jogo e preparar-se para nove meses de diversão ou miséria que só o futebol pode proporcionar. Sentem-se, apertem os cintos e preparem-se para mais uma viagem alucinante.