Erik ten Hag diz que regras financeiras são fundamentais para a "infeliz" venda de Scott McTominay
A saída de McTominay permitirá aos Red Devils reforçar ainda mais o seu plantel antes do final do prazo de transferências, com o internacional uruguaio Manuel Ugarte, ex-Sporting, a ser esperado, oriundo do Paris Saint-Germain.
A venda de jogadores que passaram pelas camadas jovens é particularmente útil para os clubes cumprirem os regulamentos financeiros, uma vez que a totalidade da taxa de transferência é registada como um lucro nos livros.
As regras de lucro e sustentabilidade que limitam os clubes da Premier League a perdas de 105 milhões de libras num período de avaliação de três anos foram responsabilizadas por uma janela de transferências de verão tranquila.
"Preferia não o perder porque ele é o Manchester United em tudo", disse Ten Hag na conferência de imprensa que antecedeu o jogo de domingo com o Liverpool.
"Ele era muito importante para a nossa equipa, para o Manchester United, mas infelizmente são as regras", acrescentou o treinador.
"Temos de discutir as regras, quando temos de vender e, obviamente, os jogadores formados na casa e na academia têm mais valor, não é a coisa certa a fazer. Mas penso que para todos, para todas as partes, é um bom negócio, para o Scott está satisfeito, para o Nápoles é um jogador muito bom, mas também para nós", explicou.
Poderá haver mais idas e vindas a Old Trafford antes do fim do prazo.
Jadon Sancho tem sido associado ao Chelsea, o que levanta a possibilidade de o extremo Raheem Sterling, que está a ser dispensado dos Blues, se transferir para o Manchester United.
O United já gastou cerca de 150 milhões de euros durante a janela em Leny Yoro, Matthijs de Ligt, Noussair Mazraoui e Joshua Zirkzee.
"Temos algumas conversas em curso neste momento. É tudo o que posso dizer. Veremos o que acontece", disse o diretor desportivo do United, Dan Ashworth, depois de assistir ao sorteio da Liga Europa. no Mónaco.
"Ainda faltam algumas horas, quem sabe o que vai acontecer nas últimas horas. Mas estamos muito satisfeitos com o que fizemos, dentro e fora de campo", acrescentou.
Vantagem do Liverpool
O Liverpool é uma equipa mais madura do que o Manchester United, com a vantagem de ter uma equipa coesa, de jogadores consagrados, disse Ten Hag antes do confronto com o rival, em Old Trafford.
"O Liverpool está numa fase diferente do ciclo de vida", disse Ten Hag.
"É uma equipa madura, com jogadores que jogam juntos há muito tempo e são muito experientes. Nós somos muito mais mistos e temos de construir uma nova equipa", acrescentou.
O United não vence o Liverpool no campeonato desde a vitória por 2-1 em Old Trafford, em agosto de 2022, embora os homens de Ten Hag tenham vencido por 4-3 a equipa do antigo treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, para ganhar a Taça de Inglaterra na época passada.
O Liverpool terminou em terceiro lugar no campeonato na época passada, cinco lugares e 22 pontos à frente do United, mas Ten Hag disse que a sua equipa pode tirar partido do seu desempenho na final da Taça.
"Podemos sempre ganhar, no ano passado ganhámos (na Taça de Inglaterra) na segunda parte da época", disse o neerlandês.
"O Liverpool é uma equipa que tem uma relação clara com os seus jogadores. É o que (o novo treinador Arne Slot) herdou. Isso foi construído nos últimos anos", acrescentou.
Slot e Ten Hag já se defrontaram no passado, durante o tempo em que trabalharam na primeira divisão neerlandesa, e não há muito a escolher entre eles no papel.
Ambos os treinadores têm duas vitórias cada um na Eredivisie, com o jogo de domingo em Old Trafford a ser o primeiro frente a frente desde março de 2022.
O Liverpool teve um início de época sólido sob o comando de Arne Slot, que se tornou o primeiro treinador desde Graeme Souness, em 1991, a vencer os dois primeiros jogos da liga no comando, com a vitória de domingo por 2-0 sobre o Brentford.
O Manchester United, por outro lado, perdeu os primeiros pontos da campanha ao ser derrotado por 2-1 pelo Brighton no último sábado.
"Uma das razões pelas quais vim para cá é que sabia de antemão que seria a coisa mais difícil que poderia fazer na minha vida, chegar (a) um clube com muitos problemas", acrescentou Ten Hag, que assumiu o comando do Manchester United em abril de 2022.
"Herdei uma história de seis anos e nenhum troféu. Ainda estamos em transição. Temos jovens jogadores, jogadores da academia, e agora temos de construir uma equipa para o futuro", assumiu.