Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Souček admite que golo tardio contra Portugal deu início a série de azares

Soucek vai encontrar Lopetegui no West Ham
Soucek vai encontrar Lopetegui no West HamProfimedia
Tomáš Souček, capitão da seleção checa de futebol, preferiu não olhar muito para o desenrolar do Euro-2024 depois de a equipa ter sido eliminada logo após a fase de grupos e afastou a desilusão da eliminação precoce durante o tempo livre com a família.

Agora, o médio defensivo está totalmente concentrado na próxima época no West Ham e ansioso por conhecer o novo treinador Julen Lopetegui. O médio espera manter a boa forma da época passada, apesar da má campanha no Euro, onde conquistou apenas um ponto e ficou em último lugar do grupo F.

"É um pouco demais. A família ajuda-nos sempre, é um alívio. Se, no máximo, vi 15 minutos de um jogo desde que terminámos a participação, é muito. Disse a mim próprio que agora não ia ver o Euro, foi uma grande desilusão. Queria fazer uma pausa, as minhas meninas (mulher e filhas) fizeram-me feliz", disse Soucek.

"Já passou, a preparação para a nova época é agora mais importante. Não posso voltar atrás. Em retrospetiva, lembrar-me-ei disto como me lembro do Euro-2020. Na altura, estivemos a um passo de uma medalha, agora ficamos a um passo de passar a fase de grupos, que deveríamos ter conseguido. O que importa são as pequenas coisas. Tal como a República Checa, por vezes sofremos, lutamos o jogo todo, mas as duas ou três oportunidades de golo que temos não são aproveitadas. Por vezes, é esse o ponto de viragem", acrescentou o capitão.

A equipa de Ivan Hasek começou por perder com Portugal por 2-1, com um golo marcado nos descontos por Francisco Conceição. Depois, após uma série de oportunidades desperdiçadas, empatou 1-1 com a Geórgia e, por fim, sucumbiu à Turquia por 2-1, num longo jogo sem Antonín Barák, expulso.

"Desde a chegada da nova equipa técnica, tudo correu bem. Tivemos quatro jogos de preparação e quatro vitórias. Depois entrámos no torneio, foi bom desde o início. Mas o golo que sofremos contra Portugal, aos 90+2 minutos, deu início aos momentos de azar", disse Soucek.

"Continuou com a Geórgia. Jogámos melhor do que eles, devíamos ter ganho, mas não ganhámos. Essa vitória teria sido suficiente para avançar. Depois vimos o que aconteceu com os turcos. A partir do minuto 20, jogámos com dez homens, ainda podíamos ter assumido a liderança e conseguido. Infelizmente, não deu certo no final", lamentou Souček.

Marcou o seu primeiro golo num grande torneio contra a Turquia: "O meu amigo disse-me, antes do Euro, que eu ia marcar, gostei muito do golo. Foi a jogar com 10, naquele momento deu-nos uma oportunidade. Apesar de não ter sido decisivo, vou recordá-lo, é algo especial", sublinhou Soucek.

Na final de domingo, Soucek vai torcer mais pela Inglaterra do que pela Espanha, até porque o seu colega de equipa no West Ham, o avançado Jarrod Bowen, está na convocatória inglesa e já entrou como suplente por duas vezes.

"Muitas pessoas criticam os ingleses por não jogarem um futebol tão bom. Isso pode ser verdade, mas eles estão na final, por isso ninguém lhes pode dizer nada. Seria bom receber o Jarrod como campeão europeu" , disse Soucek com um sorriso.

"Dizem que a Premier League é a melhor do mundo. Mas um triunfo no Campeonato do Mundo ou no Campeonato da Europa já devia ter acontecido há muito tempo, eles merecem-no. Mas a Espanha está a jogar um grande futebol, provavelmente o melhor do torneio. A final será provavelmente muito tensa e agradável de ver", disse Soucek.

As férias do médio terminam no próximo fim de semana, no qual vai voar diretamente para a Florida para iniciar a pré-época com os londrinos do West Ham.

"Começo a minha preparação com o West Ham a 21 de julho. Vou voar diretamente da República Checa para a Florida, onde teremos 14 dias de estágio. Vou encontrar-me com o resto da equipa ao mesmo tempo. Uma semana antes do início da época, regressamos a Londres. Felizmente, a época começa um pouco mais tarde, a 17 de agosto, pelo que terei tempo suficiente para me preparar com a equipa", disse Soucek.

O treinador do West Ham, David Moyes, demitiu-se no final da última temporada e foi substituído por Lopetegui, antigo selecionador espanhol e treinador do FC Porto.

"Vai ser muito diferente. Há um novo treinador e uma equipa técnica totalmente nova. Estou ansioso por isso, os refrescos e um novo começo são sempre bons. O novo treinador fez muito, acredito que vai trazer isso para nós", disse Soucek.

Lopetegui escreveu-lhe antes do Euro e desejou-lhe boa sorte.

"Foi o meu primeiro contacto com ele. Agora vamos encontrar-nos quando for para o estágio. Penso que será necessário ter uma conversa individual, para saber como me sinto e como ele se sente. Talvez nos tenhamos encontrado quando ele estava no Wolverhampton, mas no máximo apertámos as mãos. Estou ansioso por ver como tudo se processa. Tenho perguntado aos jogadores o que têm tido, como vai ser o treino e tudo isso. Só tenho recebido reações positivas e acredito que isso se vai confirmar", acrescentou Soucek.

Soucek quer voltar a terminar na metade superior da tabela da Premier League com o West Ham.

"Já disputámos três competições europeias. Acredito que vamos tentar disputá-las novamente, é algo especial. Do ponto de vista individual, só quero que continue. Nos quatro anos e meio em que lá estive, joguei todos os jogos. Espero poder voltar a jogar e que tudo continue como no ano passado", acrescentou o ex-jogador do Slavia de Praga.