Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exército colombiano chamado para as buscas ao pai de Luis Díaz

Exército colombiano procura pai raptado de Luis Diaz, extremo do Liverpool
Exército colombiano procura pai raptado de Luis Diaz, extremo do LiverpoolAFP
Mais de 120 soldados, apoiados pela polícia, vasculharam o norte da Colômbia este domingo, à procura do pai do jogador do Liverpool, Luis Diaz, raptado juntamente com a sua mulher, que entretanto foi resgatada.

O exército colombiano disse, em comunicado, que tinha montado bloqueios de estradas e destacado dois pelotões motorizados, aviões não tripulados, helicópteros e um avião com radar, na busca de Luis Manuel Diaz.

As autoridades colombianas não forneceram detalhes sobre o rapto, mas a comunicação social informou que o pai e a mãe do jogador, Cilenis Marulanda, foram levados no sábado por homens armados em motocicletas, num posto de gasolina na sua cidade natal de Barrancas, em La Guajira, no norte do país.

O presidente Gustavo Petro disse que Marulanda foi resgatada em Barrancas, no mesmo dia em que o casal foi levado.

A Colômbia é um país que acaba de sair de décadas de conflito civil entre grupos armados rivais, que viu mais de 38.000 pessoas serem raptadas ao longo dos anos, a maioria por resgate.

Petro, num evento para marcar a abertura das eleições locais em Bogotá, disse que "todas as forças públicas foram mobilizadas" para encontrar o pai de Luis Diaz.

Luis Manuel Diaz era treinador amador na única escola de futebol de Barrancas, uma cidade de cerca de 38.000 habitantes, onde o seu filho se mostrou promissor desde muito jovem.

O pai é considerado o responsável pela ascensão meteórica do atacante do Liverpool e da Colômbia, conhecido como "Lucho".

"Situação preocupante"

Luis Diaz, um indígena Wayuu de 26 anos, ainda não se pronunciou sobre o sequestro dos seus pais.

O colega de equipa no Liverpool, o português Diogo Jota, dedicou o seu golo no jogo deste domingo da Premier League contra o Nottingham Forest a Luis Diaz, que não jogou.

Na comemoração, Jota correu para o treinador Jurgen Klopp, que lhe entregou a camisola de Diaz, que ele ergueu sob os aplausos dos adeptos do Liverpool.

Diogo Jota levanta uma camisola em apoio a Luis Diaz depois de marcar contra o Nottingham Forest
Diogo Jota levanta uma camisola em apoio a Luis Diaz depois de marcar contra o Nottingham ForestAFP

A polícia colombiana ofereceu uma recompensa equivalente a cerca de 45 mil euros por informações que os levem a Diaz e aos seus raptores.

O Liverpool emitiu uma declaração este domingo, dizendo que estava "ciente de uma situação em curso envolvendo a família de Luis Diaz" na Colômbia.

"Esperamos sinceramente que o assunto seja resolvido de forma segura e o mais rapidamente possível. Entretanto, o bem-estar do jogador continuará a ser a nossa prioridade imediata", afirmou.

O treinador Klopp descreveu-a como uma "situação preocupante para todos".

"Tivemos obviamente de fazer uma alteração tardia devido à situação particular que envolveu Luis Diaz", disse Klopp antes do jogo deste domingo.

"Foi uma noite muito difícil. Nunca tinha passado por isso antes. É uma experiência nova de que nunca precisei", assumiu o treinador alemão.

Luis Diaz é o primeiro colombiano indígena a chegar ao topo do futebol mundial.

Jogou 43 vezes pela sua seleção e chegou ao Liverpool no ano passado, contratado ao FC Porto.

Fez 11 jogos com o Liverpool e marcou três golos.