Fantasy Premier League: Hora de decisões ousadas e grandes mudanças nos rankings
Se todos escolherem o mesmo capitão para uma determinada ronda, é muito difícil conseguir uma grande subida na classificação, mas também é difícil cair. Tanto que, para além do capitão, todos têm três ou quatro jogadores no seu plantel com possibilidades de fazer bons pontos. Mas agora as coisas vão ser diferentes, e pode haver uma grande remodelação em todas as tabelas da FPL.
Quem será o capitão?
Os primeiros pontos de interrogação surgem com a escolha o capitão, que é, naturalmente, o nosso jogador mais importante em cada jornada. Erling Haaland (13,9) foi praticamente eliminado do grupo, ou melhor, Pep Guardiola eliminou-o. Muitos jogadores esperavam que o norueguês estivesse de volta à Premier League após o Campeonato do Mundo de Clubes, mas parece que vai descansar mais algumas semanas e só voltará à ação em meados de janeiro, na melhor das hipóteses.
Mohamed Salah (13,3), que tem sido o maior concorrente de Haaland ao longo desta temporada, também não é uma certeza. O Liverpool vai jogar em casa contra o Newcastle e, embora os Magpies estejam em crise, ainda são a mesma equipa que disputou a Liga dos Campeões esta época. É difícil esperar que o egípcio consiga chegar aos dois dígitos de pontos, especialmente porque não teve contribuições para golo em dois dos últimos três jogos no campeonato.
Em seguida estão Ollie Watkins (8,8) e Heung-Min Son (9,9), mas nenhum deles é garantia de pontos. O avançado inglês tem estado bem esta temporada e agora recebe o limitado Burnley, mas ainda assim não é garanitia de pontos todas as jornadas. O coreano, por outro lado, enfrentará um sólido Bournemouth, enquanto o Tottenham tem atravessado algumas mudanças de humor recentemente, o que pode ser comprovado pela derrota por 4-2 com o Brighton na noite de quinta-feira.
No contexto do capitão, podemos ser tentados a tomar uma opção muito mais arriscada. Uma ideia é confiar a braçadeira a alguém do Manchester City, já que os campeões ingleses jogam em casa contra o Sheffield Wednesday. É claro que Julian Alvarez (6,9) ou Phil Foden (7,6) parecem titulares de caras, mas ainda assim, esta é a equipa de Guardiola. Nunca se sabe o que esperar. Para os jogadores experientes, ver qualquer um deles no banco de suplentes não será uma grande surpresa.
Taça das Nações Africanas e Taça da Ásia ao virar da esquina
O capitão, no entanto, não é a única incerteza com que os jogadores da FPL têm de lidar. Outra é o alinhamento das equipas nas próximas semanas. Este fim de semana será o último para os jogadores que estarão fora na Taça das Nações Africanas e na Taça Asiática em janeiro. Entre eles estarão Salah e Son, que fazem parte da grande maioria dos plantéis. Quando é que regressam? Ninguém sabe, tudo depende do desempenho das suas seleções nos respetivos torneios. Podem mesmo ficar de fora durante algumas semanas.
É claro que, nesse caso, a venda desses jogadores é quase uma necessidade. Será então necessário encontrar quem os substitua. No entanto, não há muitos no horizonte, uma vez que Kevin De Bruyne (10,2) ainda está lesionado e só jogou 20 minutos esta época, e Bukayo Saka (9,0), para além de estar em muitas escolhas, tem desiludido ultimamente e não tem feito pontos, pelo que não vale a pena comprá-lo. Assim, há que procurar alternativas noutros sítios.
E isso vai causar mais caos e confusão nas nossas formações, que acabarão por começar a ser diferentes. Entre os médios, não há um ou dois candidatos óbvios para substituir os jogadores que saem. Cada um optará por uma solução diferente, e estou convencido de que nem todas funcionarão. Por conseguinte, haverá muitas subidas e descidas nas classificações.
Quem comprar.
Cole Palmer (5,6) - a suspensão pairava sobre o inglês, mas já cumpriu o castigo por acumulação de cartões amarelos no último jogo do Chelsea contra o Crystal Palace. Isso fez com que alguns jogadores o vendessem, mas agora há uma oportunidade ideal para adquiri-lo. Palmer vai jogar contra equipas um pouco mais fracas nas próximas rondas, e vai enfrentar o Luton no sábado. Não corre o risco de ser suspenso e não estará ausente em nenhum torneio, pelo que é um reforço sólido.
Phil Foden (7,6) - claro que mantenho as minhas palavras de que o inglês pode, por milagre, acabar no banco de suplentes, mas mesmo assim parece ser a peça mais fiável do plantel dos Citizens na ausência de De Bruyne e Haaland. Deverá ser o líder ofensivo dos campeões ingleses no embate com o Sheffield, e escusado será dizer que o Manchester City deverá ter alguns remates nesta partida. Foden parece ser uma opção muito forte para esta ronda.
Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)
Phil Foden (7.6) - O internacional inglês fez um grande trabalho no jogo contra o Everton, no qual marcou um golo após um remate de fora da área. Do meu ponto de vista, é a alternativa mais adequada entre os jogadores do Manchester City para Julian Alvarez, que mencionei na jornada anterior. Foden, atrás do avançado, está a fazer um excelente trabalho e acredito que Pep Guardiola vai permitir que jogue nessa posição novamente contra o Sheffield. Para o Manchester City, uma vitória contra a equipa candidata à despromoção é uma obrigação, e Foden pode ser uma opção corajosa para capitanear uma série de jogadores.
Jarrod Bowen (7,9) - Os jogos da 20.ª jornada serão a última oportunidade para muitos internacionais provarem o seu valor antes de partirem para os respetivos torneios. Jogadores como Salah e Son, em particular, estarão ausentes. Para mim, o seu sucessor a longo prazo é Bowen. O inglês fez uma assistência para o golo de Tomas Soucek (4.9) contra o Arsenal, com o qual pontuou pelo terceiro jogo consecutivo. Nesta jornada, Bowen defronta contra o Brighton, que terá que lidar sem Lewis Dunk (5.0) e, depois, os Hammers enfrentam Sheffield e Bournemouth.