Fantasy Premier League: Lesões significam tempos difíceis para os treinadores
A questão mais importante na semana passada era se Mohamed Salah (13,2 milhões) deveria ser capitão ou vice-capitão. Quem não teve o egípcio em nenhuma das duas funções assistiu provavelmente a uma queda na classificação. Tudo porque fez um golo e uma assistência no duelo com o Crystal Palace, que lhe valeu 13 pontos. Por outro lado, Erling Haaland (14,0 milhões), que era o capitão mais popular nessa ronda, nem sequer foi titular contra o Luton devido a lesão.
Obviamente, nesse caso, se algum jogador tivesse Haaland como capitão, o vice-capitão assumia o papel. Se fosse Salah, teríamos 26 pontos. Se fosse Heung-Min Son (9,7 milhões), teria conseguido uma pontuação ainda maior. O jogador do Tottenham marcou um golo e fez duas assistências. Se tivesse outro jogador como vice-capitão, na maior parte dos casos, não teria ganho muito.
A questão mantém-se, naturalmente, nesta jornada, uma vez que a situação de Haaland ainda não é clara. O norueguês não viajou com o City para o jogo da Liga dos Campeões na Sérvia, e Pep Guardiola indicou que será examinado regularmente e que a sua condição será avaliada dia a dia e semana a semana. Sendo assim, os sinais não são bons, embora Haaland não esteja definitivamente excluído contra o Crystal Palace este fim de semana.
Conferências de imprensa de sexta-feira
Na verdade, foram tantas as lesões registadas nos últimos dias nos clubes da Premier League que é impossível dizer algo com certeza absoluta antes das conferências de imprensa dos treinadores na sexta-feira. O problema é que o prazo da FPL termina na sexta-feira à tarde e algumas conferências terminam ao fim da tarde. Por isso, há que estar a par de todas as informações e tomar decisões de última hora.
O dilema de Haaland é apenas uma gota no oceano de problemas para os jogadores da FPL. O Newcastle não poderá contar com o suspenso Kieran Trippier (6,9 milhões) , enquanto Anthony Gordon (6,2 milhões) se lesionou contra o AC Milan na Liga dos Campeões.
Vários jogadores podem também ter problemas com os guarda-redes. Ainda não se sabe o que se passa com Alphonso Areola (4,2 milhões), mas David Moyes vai descobrir. No último jogo contra o Liverpool, Sam Johnstone (4,6 milhões) abandonou o relvado antes do apito final devido a lesão. É provável que Roy Hodgson se pronuncie sobre o seu estado. No entanto, não foi o único guarda-redes que não terminou o seu jogo no fim de semana anterior.
O guarda-redes do Chelsea, Robert Sanchez (4,7 milhões), que não terminou o jogo contra o Everton, poderá ficar de fora. O mesmo se aplica a Reece James (5,4 milhões), que sofreu uma nova lesão e vai voltar a falhar vários meses...
E as transferências?
Conheço pessoas que, neste momento, têm vários jogadores no seu plantel que não vão de certeza jogar este fim de semana no campeonato ou que estão em dúvida. O que fazer numa situação destas? É claro que se pode sentir tentado a fazer algumas transferências e gastar oito ou doze pontos com elas, mas aconselho calma.
Muitos jogadores vão estar em repouso durante o período de Natal e Ano Novo, e a compra de novos jogadores não significa necessariamente que vão estar definitivamente em campo. No entanto, os pontos perdidos não serão devolvidos por ninguém. Na minha opinião, é seguro jogar uma ronda, mesmo com um plantel incompleto, e depois esperar pacientemente até janeiro, altura em que o Wildcard voltará a estar em jogo. Mas, acima de tudo, esperem pela conferência de imprensa dos treinadores e vejam o que eles têm a dizer. Talvez Haaland já esteja saudável e esteja pronto para jogar? Quem sabe?
Quem comprar?
Bem, nesta ronda recomendo vivamente a compra de Pedro Porro (5,4 milhões) ou Dominic Solanke (6,7 milhões), tal como fez o meu colega Radim (abaixo), pelo que não há necessidade de repetir as suas declarações, uma vez que ele explicou de forma excelente por que razão os devem comprar. No entanto, eu próprio acrescentarei um outro nome...
Raul Jimenez (5,3 milhões) - Obviamente que não é uma transferência segura e uma garantia de muitos pontos, mas sim uma proposta ousada para os jogadores que têm bons efetivos no seu plantel e que se podem dar ao luxo de uma jogada tão arriscada. Depois de um fraco arranque, o Fulham foi uma revelação nos dois últimos jogos, em que a equipa de Marco Silva venceu por duas vezes por 5-0. O mexicano marcou três golos nesses jogos, pelo que é possível arriscar. É provável que ele seja uma compra de três jornadas, porque terá um calendário difícil a partir do dia de Ano Novo, mas pode dar uma vantagem durante o período festivo.
Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)
Pedro Porro (5,4 milhões) - em termos de custo-benefício, o lateral-direito do Tottenham está atualmente entre os melhores defesas do jogo. Nos seus últimos seis jogos, rematou 13 vezes à baliza adversária, o que faz dele o melhor defesa nesse aspeto. Em termos de oportunidades criadas, está apenas atrás de Trent Alexander-Arnold (8,2 milhões), que é quase três milhões mais caro. O espanhol tem quatro assistências nos últimos cinco jogos e, na ausência de James Maddison (7,8 milhões), tornou-se um dos ativos mais criativos. Os jogos até ao final do ano também são promissores, e esta semana o clube desloca-se a Nottingham Forest.
Dominic Solanke (6.7 milhões) - O inglês, de todos os jogadores da liga, foi o que mais rematou (22) e teve o maior xG (4.79) nas últimas seis rondas da liga. Estamos a falar do melhor avançado do Bournemouth, que tem estado em grande forma nos últimos tempos. Na última ronda, marcou o oitavo golo no campeonato, contribuindo para a sensacional vitória sobre o Manchester United. O treinador Andoni Iraola está lentamente a começar a ter sucesso, uma vez que o estilo de jogo da sua equipa está finalmente a dar resultados. O Bournemouth vai jogar contra o Luton, Nottingham e Fulham nas próximas três rondas e Solanke custa apenas 6,7 milhões. Vale mesmo a pena.
Alexander Isak (7.6 milhões) - Finalmente, uma surpresa e um grande ponto de diferença para os jogadores antes da próxima ronda. A meio da semana, o Newcastle perdeu em casa com o AC Milan na Liga dos Campeões e, assim, terminou em quarto lugar no grupo, caindo para fora da Liga dos Campeões e da Europa. Os Magpies tiveram muitos problemas de lesão nas últimas semanas, por isso houve alegria em St. James' Park com o regresso de Callum Wilson. Ainda assim, Isak é o avançado titular e, tendo sido suplente contra os rossoneri, tenho quase certeza de que vai ser titular no campeonato. Embora não tenha marcado muitos golos recentemente, o meu conselho é que seja paciente e lhe dê uma oportunidade.