Fantasy Premier League: Os maiores pontos de discussão da primeira semana
Quem são os melhores defesas para escolher? E quem é o melhor candidato a capitão para o fim de semana de abertura? A inteligência artificial do Fantasy Football Hub ajuda a responder a essas questões.
Haaland ou Salah?
Um aumento no preço de Erling Haaland nesta temporada de 14 para 15 milhões fez exatamente o que a Fantasy Premier League pretendia fazer - dividir a opinião sobre se deve começar a temporada com o avançado do Manchester City ou não.
Na última temporada, pertencia a mais de 80% dos jogadores na primeira semana, mas no momento em que escrevemos, está atualmente em menos de 37% dos drafts atuais. Esse número está a aumentar rapidamente, depois de ter marcado três golos na vitória por 4-2 contra o Chelsea no último jogo da digressão de pré-temporada nos Estados Unidos, isto tendo em conta que o Chelsea será o adversário de Haaland no dia de abertura da época da Premier League.
O aumento do preço de Haaland torna mais difícil justificar a sua inclusão automática, apesar de ter ganho a Bota de Ouro em épocas consecutivas da Premier League. A conclusão geral entre os jogadores de FPL envolvidos é que se optar por não incluir Erling Haaland, então deve incluir o segundo jogador mais caro do jogo, Mohamed Salah, que custa 12,5 milhões.
A IA prevê que Haaland faça 30,9 pontos nas primeiras quatro semanas de jogo, 0,2 pontos à frente de Mohamed Salah. Haaland tem os pontos previstos para a semana mais alta em três das primeiras quatro semanas de jogo.
Os melhores defesas do orçamento?
Esta época temos uma grande variedade de opções defensivas com preços a partir de 4,5 milhões, com Joachim Andersen, do Crystal Palace, Dan Burn, do Newcastle United, e Ezri Konsa, do Aston Villa, a dominarem o modelo da pré-época.
As previsões da IA favorecem Tino Livramento (4,5 milhões) da defesa dos Magpies, que deverá fazer 13,5 pontos nas primeiras quatro semanas de jogo. Livramento deverá começar a época a lateral-direito, depois do regresso tardio de Kieran Trippier aos treinos de pré-época. O defesa do Fulham, Aontonee Robinson (4,5 milhões), também deverá fazer 13,5 pontos e pode encaixar bem com Vitali Mykolenko (4,5 milhões) do Everton, permitindo-lhe colocá-los no banco nos jogos mais difíceis.
Normalmente, na FPL é raro encontrar defesas com preços a partir de 4 milhões que possam ser titulares nos seus clubes, mas há mais profundidade a este nível de preços para esta temporada. A maioria dos defesas, em particular os defesas-centrais, das equipas promovidas, têm preços a partir de 4 milhões. A IA favorece Wout Faes, do Leicester City, que se prevê que faça 11,2 pontos nas primeiras quatro semanas de jogo.
Fique de olho no lateral do Brighton, Valentin Barco, também a este preço, que deverá substituir o lesionado Pervis Estupinan na fase inicial da época.
Os titulares da primeira semana?
O verão tem sido muito movimentado para os craques da Premier League, com jogadores a representarem os seus países em missões internacionais no Euro-2024, na Copa América e nos Jogos Olímpicos.
Inevitavelmente, os regressos tardios dessas competições terão um impacto na Semana de Jogo 1 da FPL, com alguns jogadores que provavelmente não estarão em forma o suficiente para começar a temporada após longas pausas.
O treinador do City, Pep Guardiola, já afirmou que os jogadores que regressam das competições internacionais não estarão presentes durante a pré-época, incluindo no jogo Community Shield contra o Manchester United, no sábado, 10 de agosto. Serão gradualmente reintroduzidos com minutos limitados contra o Chelsea, na primeira jornada, e o Ipswich Town, na segunda.
Isto significa que os jogadores do Manchester City Phil Foden (9,5 milhões) e Kevin De Bruyne (9,5 milhões) devem ser evitados. Por mais meio milhão, o talismã dos Spurs, Son Heung-Min, deve ser considerado, pois prevê-se que consiga 24,8 pontos nas primeiras quatro semanas de jogo.
O Cole Palmer desta temporada?
Cole Palmer foi um divisor de águas na FPL na última temporada, fazendo pouco caso do seu preço inicial de 5 milhões para se tornar o jogador mais pontuado da temporada na FPL. A sua mudança do Manchester City para o Chelsea levou-o a tornar-se um titular regular, produzindo uns notáveis 7,2 pontos por jogo. Quem pode fazer o mesmo desta vez?
Oscar Bobb (5,0 milhões), do Manchester City, tem potencial para repetir o feito de Palmer: tem dois golos e três assistências na pré-temporada e deve, pelo menos, começar a primeira semana, enquanto Foden e De Bruyne não voltam à equipa titular do Manchester City. No lado vermelho de Manchester, o médio do United, Amad Diallo (5,0 milhões), acumulou dois golos e uma assistência até agora na pré-época, estabelecendo-se na ala direita.
Leon Bailey (6,5 milhões), do Aston Villa, lidera as previsões da IA para as primeiras quatro semanas de jogo. Com a saída de Moussa Diaby, será o extremo titular da equipa de Unai Emery e atingiu os dois dígitos em golos e assistências na época passada em pouco mais de 2.000 minutos de ação.
Fique de olho em Christopher Nkunku (6,5 milhões), do Chelsea, que foi reclassificado como médio para esta temporada e deve pontuar à volta dos 18,7.
Melhor escolha de capitão?
A escolha da capitania na primeira semana de jogo é muito difícil, com a complicada deslocação do Manchester City ao Chelsea a abrir o debate. Haaland ainda está em segundo lugar nas previsões da IA, com 7,2 pontos. Aliás, marcou dois golos no fim de semana de abertura nas duas últimas temporadas da Premier League.
Son está em quinto lugar nas previsões, com 6,3 pontos, para a deslocação ao promovido Leicester City. Son marcou nove golos e fez quatro assistências em 14 jogos na Premier League.
Alexander Isak, do Newcastle United, deve fazer 6,6 pontos na visita do Southampton ao St James's Park. O jogador terminou a última temporada em grande forma, marcando nove golos nos últimos dez jogos.
Bukayo Saka é o terceiro classificado, com 6,8 pontos, na partida entre o Arsenal e o Wolves, mas só voltou aos treinos de pré-temporada no início de agosto. No entanto, Mohamed Salah, do Liverpool, é o melhor jogador, com 7,6 pontos previstos para a partida contra o Ipswich Town. Nunca ficou em branco na Semana de Jogo 1 com a camisola do Liverpool, marcando em média 11,8 pontos por jogo.
O egípcio tem dois dígitos de pontuação em cinco dos cinco jogos do primeiro fim de semana contra equipas promovidas.