Fantasy Premier League: Uma semana de jogo limitada leva a algumas decisões difíceis
É claro que esta situação deveria ser óbvia para todos os jogadores. A informação sobre a falta de jogos neste fim de semana ficou clara há algumas semanas, e cada um pôde preparar-se para ela à sua maneira.
Com quem podemos jogar?
As únicas equipas que restam para este fim de semana são o Tottenham, o Aston Villa, o West Ham, o Brentford, o Fulham, o Luton, o Nottingham e o Burnley. Por isso, os jogadores têm de arranjar uma solução.
Muita gente vai apostar no Free Hit, que eu não vou utilizar, mas o meu trabalho aqui é aconselhar-vos sobre as jogadas lógicas e não as minhas. Por isso, o Free Hit é obviamente a melhor opção. Se o utilizar, poderá construir um plantel em torno da equipa que joga apenas esta semana, após o que o seu plantel voltará à sua forma original, com os jogadores que tem atualmente.
É claro que também existe a possibilidade de alguém ter seis ou sete jogadores que podem jogar este fim de semana. Se for uma dessas pessoas, não vale a pena perder o Free Hit e deve usar apenas uma transferência. É preciso fazer tudo com bom senso.
De quem é que vale a pena tirar partido?
Se estiveres a utilizar o Free Hit, vale a pena tentar obter os chamados "diferenciadores", ou seja, comprar jogadores que muito poucos têm. Se, de repente, alguém assim ganhar muitos pontos, vai capitalizar. No entanto, também vale a pena ter "certezas" no plantel, às quais quase todos os jogadores se vão atirar antes desta ronda. Quem pertence a este grupo?
Em primeiro lugar, Heung-Min Son (10,0), Ollie Watkins (9,0) e Jarrod Bowen (8,0). Eles são, de longe, os jogadores mais populares desta jornada. Mesmo que o avançado ante do Aston Villa tenha se lesionado na quinta-feira, vale a pena ficar de olho nele. Veja a conferência de imprensa de Unai Emery.
Depois temos jogadores como James Maddison (8,0), Pedro Porro (5,8), Alfie Doughty (4,7) e Matty Cash (4,6). Muitos jogadores da FPL possuem-nos. É claro que é preciso abordar tudo isso de forma lógica. Os jogadores do Tottenham parecem ser a opção mais favorável, uma vez que jogam contra o Fulham. Por isso, se estiver a utilizar o Free Hit, faz sentido apostar nos jogadores dos Spurs.
Depois temos os jogadores do Aston Villa e do West Ham, que são equipas da metade superior da tabela, mas que jogam entre si. Assim, por exemplo, os jogadores ofensivos dos Villans vão tirar pontos aos defensores dos Hammers quando marcarem um golo. Eu também colocaria o Brentford na conversa com estas duas equipas. Apesar de não estarem na sua melhor fase, estão a jogar contra uma equipa fraca, o Burnley.
Eu olharia para a equipa de Vincent Kompany, bem como para o Luton, Nottingham Forest e Fulham, em último lugar. É difícil esperar grandes resultados de qualquer um dos seus jogadores em particular.
Quem deve ser o capitão?
A situação é bastante óbvia - Son. Erling Haaland (14,4), Mohamed Salah (13,0) ou Bukayo Saka (9,1) continuam indisponíveis. Dos jogadores em atividade e com a situação física de Watkins incerta, é Son que surge como o único candidato legítimo à braçadeira de capitão.
Quem comprar?
Permitam-me - com uma semana de jogo tão limitada - que vos deixe este fim de semana apenas com a visão do Radim. Como sabem, podem confiar nele.
Radim Horak (um dos melhores checos a jogar na Fantasy Premier League)
James Maddison (8.0) - Na jornada passada, marcou o seu primeiro golo desde que regressou de lesão. E neste fim de semana, o Tottenham vai jogar contra o Fulham. O inglês continua a ser uma boa opção para fazer dupla com Heung-Min Son. O próprio Maddison mencionou numa entrevista recente que está a voltar à sua forma anterior à lesão e, com a utilização do Free Hit, selecionei três jogadores dos Spurs para a minha equipa. Espero muitos golos no seu encontro e Maddison deverá ter uma palavra a dizer.
Anthony Elanga (5.1) - Os jogadores do Luton provavelmente não conseguem perceber como é que perderam uma vantagem de três golos no encontro com o Bournemouth. Ao fazê-lo, confirmaram que a defesa não é o seu forte, e vão enfrentar o Nottingham Forest nesta ronda. Elanga é um dos jogadores mais perigosos da equipa e é também o seu melhor marcador. É certo que começou o jogo no banco de suplentes na ronda anterior, mas espera-se que volte a ser titular desta vez. A equipa do sueco defronta o Crystal Palace e o Fulham nas próximas semanas, pelo que a sua compra por 5,1 milhões faz sentido para mais do que apenas a 29.ª jornada.
Ivan Toney (8,2) - Os jogadores do Brentford enfrentam, teoricamente, a equipa mais fácil de toda a liga neste fim de semana. Afinal, o Burnley já está com um pé no Championship e, embora a equipa de Thomas Frank não esteja em grande forma, tendo perdido quatro dos últimos cinco jogos, deverá marcar este fim de semana. Toney não marcou nos últimos quatro jogos, mas, para mim, continua a ser o pilar do ataque e a figura ofensiva mais importante da equipa. No sábado, vai querer celebrar o seu 28.º aniversário com um golo, e espero que o consiga.