Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Inglesa pondera a adoção de medidas mais rigorosas para proteger árbitros

Aleksandar Mitrovic recebeu uma suspensão de oito jogos depois de empurrar o árbitro
Aleksandar Mitrovic recebeu uma suspensão de oito jogos depois de empurrar o árbitroProfimedia
A Federação Inglesa de Futebol está a estudar a possibilidade de introduzir medidas para evitar protestos contra os árbitros, devido à preocupação com o aumento de comportamentos inadequados contra os árbitros.

A duas semanas do final da época, 534 cartões foram dados a jogadores por protestos nas quatro principais Ligas do futebol inglês, de acordo com a Opta, ultrapassando facilmente os 477 da época passada e os 421 cartões apresentados em 2020/2021.

Estão em curso discussões entre a Premier League, a Football Association, a Football League e a PGMOL, o organismo responsável pelos árbitros, para abordar a questão, relata o The Guardian.

Embora as discussões ainda estejam numa fase preliminar, existe uma preocupação generalizada com o facto de o número de advertências e sanções por má conduta no nível de elite do futebol inglês não mostrar sinais de diminuir.

As autoridades também registaram o aumento acentuado do número de treinadores sancionados por má conduta na Premier League.

De acordo com a Opta, os treinadores foram sancionados 26 vezes e receberam sete cartões vermelhos em 2022/2023, um aumento significativo em relação aos 18 cartões distribuídos na época passada e aos quatro em 2020/21.

Os reincidentes desta época incluem o treinador do Brighton, Roberto De Zerbi, que foi expulso contra o Fulham e o Tottenham, e Marco Silva, do Fulham, que recebeu dois penáltis.

O treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, que foi multado em 30.000 libras e recebeu uma suspensão de um jogo depois de ter sido expulso contra o Manchester City por gritar com um árbitro assistente, recebeu uma suspensão de dois jogos na quinta-feira por comentários feitos ao árbitro Paul Tierney depois de a sua equipa ter vencido o Tottenham no mês passado.

Esta semana, o árbitro principal da PGMOL, Howard Webb, avisou que o comportamento dos jogadores e dirigentes "não era suficientemente bom", uma posição fortemente apoiada pela Premier League e pela FA.