Ferdinand diz que Ten Hag foi despedido por causa da derrota com o Liverpool
A hierarquia de Old Trafford pôs fim ao reinado de dois anos de Ten Hag depois da derrota de domingo por 2-1 frente ao West Ham, a quarta do United na Premier League esta época, que deixou os Red Devils no 14.º lugar da tabela.
A posição de Ten Hag foi repetidamente posta em causa nas últimas semanas após vários resultados sem brilho, com o antigo defesa do United, Rio Ferdinand, a dizer no seu canal do YouTube:
"Se estou surpreendido? Não. Mantiveram o homem no comando, a época começou, pensei mesmo que estávamos a começar a ver alguns sinais novos nos primeiros dois ou três jogos, e depois fomos derrotados pelo Liverpool (0-3)e nunca mais recuperámos", começou por explicar.
"Foi como se um pugilista fosse atingido e derrubado no terceiro assalto e nunca mais recuperasse, sendo derrubado, derrubado, todos os assaltos até ao 12.º. E, finalmente, chegámos aqui. O combate foi cancelado no último assalto por causa do treinador", acrescentou.
Ferdinand questionou se a saída de Ten Hag fazia parte de um plano do co-proprietário Jim Ratcliffe para colocar o antigo companheiro de equipa Ruud van Nistelrooy no cargo a tempo inteiro depois de um primeiro período como interino.
Van Nistelrooy e o adjunto René Hake deixaram cargos de treinadores principais na Eredivisie, no PSV Eindhoven e no Go Ahead Eagles, respetivamente, antes de se juntarem a Ten Hag em Old Trafford durante a pré-época.
"Acho que veremos o método por detrás da loucura nas próximas semanas, porque se os dois treinadores, Ruud van Nistelrooy e o parceiro ficaram lá, então acho que isso foi feito com o pensamento a longo prazo", disse Ferdinand.
"O que mais me preocupa é o facto de ter demorado tanto tempo. Um dos melhores candidatos era provavelmente Thomas Tuchel, mas ele foi-se embora, tornou-se selecionador da Inglaterra... Acho que o Man United vai olhar para isso e questionar talvez tenha perdido uma oportunidade", continuou.
"Pressão"
O antigo capitão do United, Gary Neville, disse que Ten Hag pagou o preço de uma posição "inaceitável" no campeonato, na metade inferior da tabela, depois de a grande penalidade de Jarrod Bowen nos descontos ter dado a vitória aos Hammers.
"O grande choque para mim é o quão mau eles (United) têm sido com as novas contratações que chegaram", disse Neville à Sky Sports.
O United gastou mais de 600 milhões de libras no mercado de transferências durante o mandato de Ten Hag, metade dos quais em jogadores do Ajax - o seu antigo clube.
"Senti que teriam o suficiente para conseguir um nível de desempenho decente após uma janela de transferências mais tranquila e que Erik ten Hag conseguiria um nível de estabilidade", disse Neville.
"O facto de estarem em 14.º lugar é inaceitável. Não se pode estar em 14º após nove ou 10 jogos com o nível de gastos que ocorreu sem estar sob pressão significativa - e foi isso que aconteceu", finalizou.