Flashback: O dia em que o Manchester United arrasou o Arsenal
Rivalidade
O Manchester United eo Arsenal são grandes rivais no futebol. Para além da relação tensa entre uma das cidades mais importantes do norte de Inglaterra e a metrópole do sul de Londres, a rivalidade entre os dois clubes aumentou após a criação da Premier League, em 1992.
Na década de 1990 e na viragem do milénio, os Red Devils e os Gunners disputaram frequentemente os títulos da liga e outros troféus nacionais. Durante muitos anos, os jogos entre os dois clubes também foram disputados por dois dos maiores treinadores do campeonato: Sir Alex Ferguson e Arsene Wenger.
Confronto acirrado
Já se tinham registado vários incidentes entre Ferguson e Wenger em confrontos anteriores entre as suas equipas. Desta vez, Ferguson causou tensão antes do jogo ao criticar o historial de Wenger nos últimos anos, dizendo que "não teria permitido" uma série tão estéril sem troféus.
O último troféu do Arsenal na altura tinha sido a conquista do Community Shield (Supertaça) em 2005. Pelo contrário, o Manchester United começou a época 2011/12 como o atual campeão da Premier League. Em 2011, os Red Devils conquistaram o seu 12.º título (de um total de 13) na era Ferguson.
O Manchester United tinha começado a defesa do título ao vencer os dois primeiros jogos da época, enquanto o Arsenal empatou no jogo de abertura e perdeu na segunda jornada contra o Liverpool, pelo que procurava a sua primeira vitória na época do campeonato.
Um penálti crucial
O jogo teve início perante um público quase esgotado em Old Trafford. O Manchester United abriu o marcador aos 22 minutos, quando Danny Welbeck cabeceou a bola para lá do guarda-redes do Arsenal, Wojciech Szczesny.
Os Gunners tiveram a oportunidade de empatar a partida cinco minutos depois, quando foi assinalada uma grande penalidade por falta de Johnny Evans sobre Theo Walcott. No entanto, David de Gea, que estava a titular na baliza pelo quarto jogo consecutivo depois de ter sido contratado pelo Atlético de Madrid no verão, adivinhou corretamente a direção do pontapé de Robin Van Persie.
Um minuto depois, Ashley Young, outra contratação de verão do United, chegou à bola no outro extremo do campo. Controlou a bola, deslocou-a para o pé direito e chutou no canto superior para marcar o primeiro golo pelos Red Devils.
Aos 41 minutos, Wayne Rooney marcou o seu 150.º golo pelo Manchester United. E foi um golo extraordinário na sequência de um livre. Ele rolou a bola para Young, que a parou, mudando o ângulo para Rooney a enrolar em torno da parede defensiva para o canto superior.
O Arsenal marcou um golo já nos descontos, no final da primeira parte, quando Andrey Arshavin e Tomas Rosicky combinaram à entrada da área e Van Persie deixou a bola passar para Walcott, que rematou por entre as pernas de De Gea. Foi o primeiro golo do Arsenal no campeonato da época. Ao intervalo, o resultado era de 3-1 para o United.
O herói do hat-trick
Foram precisos quase 20 minutos da segunda parte para que fosse marcado mais um golo. Foi aos 64 minutos que Rooney voltou a marcar na sequência de outro livre. O jogador executou a mesma jogada de bola parada do golo anterior, com o mesmo resultado - um golo maravilhoso.
Depois disso, seguiu-se uma série de outros golos. Três minutos mais tarde, Rooney fez a assistência para Nani, sem marcação, rematar para Szczesny. Aos 70 minutos, Park Ji-Sung marcou com um remate rasteiro ao poste mais distante. Depois, Van Persie reduziu a desvantagem para o Arsenal aos 74 minutos.
Pouco depois, Carl Jenkinson, do Arsenal, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o que significa que os Gunners tiveram um jogador expulso em cada um dos três primeiros jogos da época.
Depois de mais uma falta, desta vez na área, Rooney completou o seu hat-trick aos 80 minutos, de grande penalidade. O último e 10.º golo do jogo foi marcado por Ashley Young, novamente com um belo remate em arco para o poste mais distante.
O resultado final foi de 8-2 para os Red Devils e o Manchester United infligiu ao Arsenal a derrota mais pesada desde 1896. A estrela do jogo foi Ashley Young, que marcou dois golos e fez três assistências. Wayne Rooney marcou o seu sexto hat-trick pelo Manchester United (de um total de oito pelos Red Devils).
O Manchester United iniciou assim a época 2011/2012 com três vitórias consecutivas. Depois disso, continuou a ter bons resultados, mas, no final da época, perdeu o título na última ronda, numa emocionante batalha de longa distância com outro grande rival da cidade, o Manchester City.
Apesar de um mau início de época, o Arsenal acabou por terminar num respeitável terceiro lugar. O melhor marcador dos Gunners, Robin Van Persie, ganhou a Bota de Ouro da Premier League com 30 golos. No entanto, no verão de 2012, foi transferido para um dos rivais mais amargos do clube... Manchester United. O resto, como se diz, é história.