Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Flashback: Recordar o primeiro dérbi de Manchester e as raízes dos clubes

Miroslav Šifta
Ruben Amorim e Pep Guardiola vão encontrar-se no derbi de Manchester
Ruben Amorim e Pep Guardiola vão encontrar-se no derbi de ManchesterProfimedia
Ruben Amorim, o recém-empossado treinador do Manchester United, conquistou os adeptos dos Red Devils antes mesmo de chegar a Old Trafford, ao golear o rival Manchester City por 4-1 na Liga dos Campeões, na semana passada, quando era treinador do Sporting.

Depois de muitos anos de mágoa, os adeptos do United estão, sem dúvida, mais ansiosos pelo dérbi de Manchester do que os seus vizinhos azuis-celestes. Não sabemos o que o próximo dérbi de Manchester nos reserva, mas sabemos como se desenrolou o primeiro, que teve lugar há 143 anos.

O primeiro dérbi de Manchester

Atualmente, os dérbis entre o Manchester United e o Manchester City são jogos que recebem atenção mundial, mas não foi esse o caso quando os clubes se defrontaram pela primeira vez. O primeiro encontro foi um particular que teve lugar a 12 de novembro de 1881.

Na altura, eram ambos jovens clubes, dois dos muitos que estavam a surgir numa Manchester em rápida industrialização. Existiam com nomes completamente diferentes e usavam cores diferentes.

O clube antecessor do atual United era a equipa chamada "Newton Heath", o City foi formado a partir de um clube chamado "St. Mark's" O primeiro jogo entre os dois no terreno do St. Mark's foi ganho pelos visitantes, Newton Heath, por 3-0.

Progrediram e ambos entraram para a Liga de Futebol na época de 1892/93, embora o Newton Heath tenha entrado para a Primeira Divisão e o Manchester City (na altura já assim chamado) tenha começado na Segunda Divisão.

Mark's tinha-se tornado Ardwick no início e depois, em 1894, Manchester City. É por isso que os Cityzens têm este ano no seu emblema.

Só quando o Newton Heath foi relegado para a Segunda Divisão, ao fim de duas épocas, é que os clubes se defrontaram pela primeira vez num jogo da liga. Esse jogo foi disputado a 3 de novembro de 1894 e foi mais uma vitória do futuro Manchester-United: O Newton Heath venceu o Manchester City por 5-2.

Vejamos as raízes de ambas as equipas. Qual é a história do Newton Heath, a partir do qual se formou o Manchester United em 1902? E qual é a história do St. Mark's, a pedra angular sobre a qual assenta o atual Manchester City?

Um clube de trabalhadores dos caminhos-de-ferro

O nome completo do antecessor do Manchester United era Newton Heath LYR Football Club. A equipa foi fundada em 1878 como um clube de trabalhadores dos caminhos-de-ferro de Lancashire e Yorkshire (LYR) em Newton Heath, na zona nordeste de Manchester. As primeiras cores do clube eram, seguindo as cores da companhia de caminhos-de-ferro, verde e amarelo (ou dourado).

Em 1902, o clube viu-se a braços com graves problemas financeiros e encaminhou-se para a falência. No entanto, o capitão da equipa, Harry Stafford, convenceu quatro empresários locais (entre os quais John Henry Davies, mais tarde presidente do clube) a ajudar a pagar as dívidas. Graças à ajuda destes investidores, o Manchester United foi criado a 24 de abril de 1902.

Uma equipa paroquial

Na década de 1870, os membros da paróquia da Igreja Anglicana de São Marcos, em West Gorton, a sudeste do centro da cidade de Manchester, decidiram criar um clube desportivo para ajudar a combater a violência dos bandos locais e desviar a comunidade paroquial dos problemas. Um desses problemas era o alcoolismo, causado principalmente pelo elevado desemprego que afectava Manchester nessa altura.

O primeiro clube desportivo que os paroquianos fundaram em 1875 foi uma equipa de críquete. Este clube tinha como objetivo oferecer aos jovens locais uma forma mais saudável de passar o tempo. No entanto, durante os meses de inverno, não era possível jogar críquete, pelo que, em 1880, foi criada uma equipa de futebol da igreja chamada "St. Mark's" (ou, por vezes, "West Gorton", de acordo com o nome da zona).

O ano de 1880 é assim considerado como o ano de fundação do clube que hoje conhecemos como "Manchester City".

Para além do patrocínio da Igreja de São Marcos, o clube estava também ligado à siderurgia local. Mark's Church, o clube estava também ligado à siderurgia local, onde actuavam os oficiais da igreja do vicariato e, ao mesmo tempo, os principais fundadores do clube, William Beastow e Thomas Goodbehere.

Quanto às cores e símbolos do clube, o St. Mark's, em ligação com as suas actividades paroquiais, utilizava uma simples cruz branca como símbolo. Os jogadores vestiam camisolas pretas com uma cruz branca no peito.

Em 1887, a equipa teve de mudar de campo e mudou-se de West Gorton para Ardwick, mudando assim o seu nome. No entanto, como Ardwick, o clube funcionou apenas até 1894, quando as dificuldades financeiras o apanharam.

O clube foi ajudado, à semelhança do que aconteceu com o Manchester United e muitos outros clubes ingleses da época, por empresários locais. Desde então, a partir do já referido ano de 1894, a equipa passou a ser conhecida por um novo nome - "Manchester City".

O dérbi de Manchester foi disputado quase 200 vezes ao longo da história, tendo em conta apenas os jogos oficiais. O próximo confronto entre os clubes terá lugar daqui a cerca de um mês, a 15 de dezembro.

Será que Amorim vai voltar a vencer Guardiola ou será que o City vai ultrapassar a atual crise e vencer o dérbi em casa? Uma coisa é certa: será mais emocionante do que nunca!

Siga a Premier League aqui