Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FlashFocus: Com Joshua Zirkzee, o Manchester United contratou um avançado como nenhum outro

Zirkzee aquece durante a Community Shield
Zirkzee aquece durante a Community Shield Profimedia
Antes da primeira época de Joshua Zirkzee na Premier League, após a sua transferência do Bolonha, o Flashscore analisou mais de perto o novo avançado do Manchester United.

Zirkzee, de 23 anos, foi o assunto do início do verão, ao ser associado a vários dos maiores clubes do mundo, incluindo o United, o AC Milan e o Arsenal após a excelente época no Bolonha.

O clube de Erik ten Hag acabou por o contratar, pagando cerca de 40 milhões de euros e assinando um contrato de cinco anos. Que tipo de jogador têm os Red Devils em mãos e será que pode ter sucesso na liga mais forte do mundo?

De Bayern a Bruxelas e Bolonha

Desde muito jovem, Zirkzee mostrou ser um grande talento. Foi por isso que o Feyenoord o contratou ao ADO Den Haag quando ele tinha apenas 12 anos e o Bayern de Munique o resgatou ao Feyenoord apenas um ano depois.

Depois de passar pelas camadas jovens do Bayern, marcou três golos na estreia pela equipa secundária em março de 2019, antes de se estrear na equipa principal em agosto do mesmo ano. O neerlandês marcou um golo no último minuto na estreia na Bundesliga, em dezembro, e outros quatro golos em 12 jogos ao longo dessa época.

No entanto, as oportunidades foram difíceis de conseguir devido à presença de Robert Lewandowski, por isso Zirkzee foi emprestado ao Parma em janeiro de 2021. Mas as coisas não correram bem, tendo feito apenas quatro jogos, e só quando foi emprestado ao Anderlecht, no verão, é que a sua carreira começou a dar frutos.

Sob as ordens de Vincent Kompany, foi o avançado titular do clube belga e um dos melhores do país, com 15 golos e oito assistências em 32 jogos no campeonato. No final da temporada, o clube belga quis contratá-lo definitivamente, mas o seu futuro estava no norte da Itália.

Foi contratado pelo Bolonha no verão de 2022, com o Bayern a insistir numa cláusula de recompra, que era improvável de ser ativada após a sua primeira época, durante a qual marcou apenas dois golos em 19 jogos, a maioria dos quais a sair do banco.

Thiago Motta tinha chegado ao clube na mesma altura e queria jogar num sistema com um só avançado, tendo rapidamente optado por Marko Arnautovic em vez do neerlandês, que mais tarde admitiu que naquela altura "não estava preparado mentalmente, pelo menos não como Motta queria". No entanto, alguns "puxões de orelha" do técnico colocaram-no em forma e, quando Arnautovic foi para o Inter, o jovem atacante estava pronto.

Naquela que foi uma das melhores temporadas da história do Bolonha, foi o jogador de destaque. A marca de 12 golos e sete assistências pode não parecer particularmente notável, mas os números contam apenas metade da história, com o avançado a criar uma enorme quantidade de oportunidades para os seus companheiros no papel de falso nove.

O jogador foi premiado com o título de Jovem Jogador da Temporada da Série A, uma convocatória para o Euro-2024 e uma transferência para o Manchester United.

O Ronaldinho de Roterdão

Com 1,93m de altura, Zirkzee pode ser considerado um jogador de referência, que gosta de jogar no ar e dentro da área. Se assim for, pense novamente.

Ele costuma citar Zlatan Ibrahimovic como uma das suas maiores inspirações, e não há dúvida de que há semelhanças entre os dois. Tal como o sueco, o neerlandês é o melhor com a bola nos pés, apesar da sua altura, tem uma técnica quase perfeita e um verdadeiro gosto pelo espetacular.

No entanto, Ibrahimovic era letal dentro da área e era um goleador acima de tudo, o que não se pode dizer de Zirkzee, como mostra uma comparação feita por Motta na temporada passada.

"Ele disse que os seus ídolos são Zlatan Ibrahimovic e Gabriel Batistuta, que são dois excelentes jogadores, mas, vendo-o no dia a dia, ele lembra-me o Ronaldinho com quem joguei no Barcelona", disse o italiano.

Pode parecer estranho dizer que um avançado alto é parecido com Ronaldinho, mas quando se observa Zirkzee dá para entender rapidamente. Adora correr com a bola, gosta de enfrentar os jogadores e adora uma jogada espetacular. Assim como o brasileiro, joga com o talento e a audácia de quem está a jogar futebol com os amigos.

Zirkzee contra a Roma na época passada marcou um golo e fez uma assistência
Zirkzee contra a Roma na época passada marcou um golo e fez uma assistênciaAFP, Flashcore

Na verdade, a sua carreira futebolística começou nos campos Cruyff da Grande Roterdão, pequenos campos criados pela fundação da lenda neerlandesa, e ele diz que isso teve um grande impacto no tipo de jogador que se tornou.

"Torna-te duro, tens de ser mais inteligente, tens de encontrar uma forma de acompanhar os tipos que são maiores e mais fortes do que tu. Aprendi nas ruas - e é aí que a criatividade ganha vida", disse ao La Gazzetta dello Sport.

Por isso, prefere jogar ao lado de um companheiro de ataque, que seja uma ameaça atrás e dentro da área, permitindo que ele circule pelo campo como quiser.

Vai funcionar em Manchester?

Será que o homem que se descreveu como "não um número nove, não um número 10, mas um 9,5" conseguirá ter sucesso no Manchester United?

Bem, pelo menos no papel, o parceiro de ataque perfeito para ele já existe em Rasmus Hojlund, que gosta de ser a referência e corre atrás da defesa adversária.

Há espaço para ambos nos dois sistemas mais utilizados por Ten Hag - poderiam jogar lado a lado num 4-2-2-2 ou Zirkzee poderia jogar como número 10 num 4-2-3-1.

No entanto, esta última opção exigiria que o craque e capitão Bruno Fernandes deixasse o lugar de número 10 e se deslocasse para a direita, onde geralmente não é tão eficaz. Assim, Zirkzee pode acabar jogando sozinho na frente.

Pode não conseguir criar tantas oportunidades num campeonato em que terá muito menos tempo e espaço com a bola. Além disso, existe o risco de ele e o médio português tentarem fazer o mesmo trabalho numa zona semelhante do campo e acabarem por se atrapalharem mutuamente sem ninguém na área.

Assim, é possível que o neerlandês acabe - pelo menos no início - por servir de apoio a Hojlund e a Fernandes, mas ainda há muito tempo para que adapte o seu jogo e se torne uma maior ameaça à frente da baliza. Com Ruud van Nistelrooy no clube como treinador adjunto, não poderia ter um professor melhor.

Não sabemos se este tipo de jogador pode ser eficaz na intensidade da Premier League, onde a estrutura e a estabilidade começam a reinar - basta ver como o campeão Manchester City joga -, mas se ele conseguir, será espetacular.

Autor
AutorFlashscore