Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guardiola confirma que Rodri não joga mais esta temporada

Atualizado
Rodri saiu lesionado contra o Arsenal
Rodri saiu lesionado contra o ArsenalMolly Darlington / Reuters
O médio do Manchester City, Rodri (28 anos), vai perder o resto da época depois de ter rompido o ligamento cruzado anterior (LCA), confirmou esta sexta-feira o treinador Pep Guardiola (53).

Rodri foi submetido a uma cirurgia para tratar a lesão, esta sexta-feira, disse Guardiola.

O espanhol lesionou-se no joelho direito durante o empate da equipa com o Arsenal (2-2) na Premier League, no domingo.

"A cirurgia foi feita esta manhã, ao LCA, e na próxima época ele estará cá. Esta época acabou", disse Guardiola aos jornalistas.

"Infelizmente, ficámos com o pior, mas estas coisas acontecem. Estaremos lá para o apoiar na sua recuperação, passo a passo", acrescentou o treinador do Manchester City.

As lesões de Rodri
As lesões de RodriFlashscore

O espanhol lesionou-se no joelho direito durante o empate da equipa com o Arsenal (2-2) na Premier League, no domingo.

A equipa de Guardiola lidera a tabela com 13 pontos antes do jogo de sábado, com o Newcastle.

A lesão é uma reviravolta cruel, que surge dias depois de Rodri ter alertado para a possibilidade de uma greve dos jogadores devido à sua crescente carga de trabalho.

Rodri é considerado um dos favoritos para ganhar a Bola de Ouro, depois de levar o City a um inédito quarto título consecutivo da Premier League e, em seguida, foi nomeado o melhor jogador do Euro-2024.

"O que ele nos dá, não temos um jogador semelhante. Mas os outros podem, todos juntos, substituir o que Rodri nos deu desde a sua chegada. Teremos de o fazer em equipa e encontrar uma forma de jogar muitos jogos sem um jogador importante para nós", acrescentou Guardiola.

Rodri parece ter entalado o joelho aos 21 minutos no Estádio Etihad, no sábado, e parecia sentir dores consideráveis enquanto era tratado no relvado, antes de sair a coxear.

O Manchester City também não contará com o médio Kevin De Bruyne no sábado, depois de este ter saído lesionado ao intervalo do jogo da Liga dos Campeões, contra o Inter de Milão, na semana passada.

Rodri é um dos muitos jogadores e treinadores que se pronunciaram sobre o calendário de jogos sobrecarregado devido ao alargamento do formato da Liga dos Campeões e do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, a par do alargamento das competições das selecções nacionais.

Por mais elevada que seja a qualidade do plantel do City, alguns jogadores são simplesmente insubstituíveis e o médio defensivo Rodri enquadra-se certamente nessa categoria. Desde a sua chegada do Atlético de Madrid, em 2019, Rodri disputou 174 jogos da Premier League pelo City e terminou do lado perdedor apenas 19 vezes e venceu 129 vezes nesse período. Significativamente, no entanto, as chances do City de perder aumentam drasticamente.

O Manchester City perdeu sete dos 21 jogos da Premier League em que ele esteve ausente, uma taxa de perda de 33% em comparação com 10,9% quando jogou. Na época passada, o City perdeu três jogos na primeira metade da época sem Rodri - contra o Wolverhampton , o Arsenal e o Aston Villa - mas nenhum depois de ele ter regressado de lesão.

Os números de Rodri
Os números de RodriFlashscore

Efeito significativo

Há poucos jogadores que contribuem mais do que Rodri em todas as áreas do campo, de acordo com as estatísticas. Desde a sua chegada a Inglaterra, Rodri completou mais passes na metade do campo do adversário do que qualquer outro jogador, e apenas Declan Rice está acima dele quando se trata de recuperar a posse de bola. Em poucas palavras, ele é um mestre em conquistar a bola e depois usá-la rapidamente para obter um efeito decisivo.

É uma habilidade que fez do City a força dominante na Inglaterra e ajudou a Espanha a dominar a Europa. Apenas uma vez o City ou a seleção espanhola perderam com Rodri nos últimos 18 meses - a surpreendente derrota do City na final da Taça de Inglaterra contra o Manchester United na temporada passada.

Bola de Ouro

Não é à toa que o jogador de 28 anos, que marcou 12 gols pelo clube e pela seleção na temporada passada, está a ser cotado para a Bola de Ouro deste ano, e não é à toa que Guardiola ficou tão ansioso quando o seu médio cambaleou de dor no início do empate em 2-2 com o rival Arsenal, no domingo.

Rodri orquestrou uma grande fase inicial para o City no confronto no Etihad, no qual os anfitriões dominaram e lideraram por 1-0, até cair após uma colisão inócua com Thomas Partey.

Ainda não tinha saído do relvado quando o Arsenal empatou e, depois de ter ficado para trás, o City precisou de um golo de John Stones aos 90+8 minutos para evitar uma derrota embaraçosa contra os Gunners, que tinham 10 jogadores.