Guardiola diz que Foden é o melhor jogador da Premier League após dérbi de Manchester
Recorde aqui as incidências do encontro
O City dominava completamente, mas ainda perdia graças a um remate espetacualr de Marcus Rashford, aos oito minutos, quando o avançado Foden assumiu o protagonismo na segunda parte.
O jovem de 23 anos formado no clube fez um remate sublime com o pé esquerdo para o fundo das redes, aos 56 minutos, e depois bateu André Onana com um remate preciso, aos 80 minutos.
O 18.º golo de Erling Haaland no campeonato acabou com a discussão nos descontos - o seu sexto golo da semana -, mas nada conseguiu roubar o protagonismo a Foden, que tem agora 11 golos no campeonato, igualando o seu recorde.
"É a quantidade de jogos que ele está a fazer. Ele sempre foi um jogador talentoso, mas agora está mais maduro e entende mais o jogo, especialmente defensivamente. Ele pode jogar no meio, na direita, criar momentos e cortar para dentro, jogar na esquerda, marcar golos pela esquerda. O posso eu dizer? É o melhor jogador da Premier League neste momento pela quantidade de coisas que faz. Inacreditável", disse Guardiola à BBC.
Leia aqui a crónica do encontro
A qualidade e o nível de consistência de Foden estão a torná-lo indiscutível, mesmo num plantel repleto de jogadores de classe mundial. A sua atual forma também torna impensável que não possa ser integrado na seleção inglesa de Gareth Southgate.
"Não negociamos sobre isso", disse Guardiola quando questionado sobre a disciplina defensiva de Foden. "Quem não faz isso não fica na equipa. Ele adora futebol, vive para o futebol. É uma alegria e a sua ética de trabalho é inacreditável".
Guardiola continuou os elogios a Foden em declarações à Sky Sports.
"Ele vai ser já um jogador lendário, porque em pouco tempo, os jogos disputados, os minutos, os golos marcados, os títulos conquistados e é da casa e é por isso que a ligação com os adeptos é inacreditável É o jogador da época. Ninguém foi tão decisivo para nós como ele esta época", vincou.
O City está agora invicto há 19 jogos em todas as competições e vai a Anfield no próximo fim de semana para um duelo de cartaz com o líder Liverpool, que tem um ponto a mais.
O Arsenal pode ficar a dois pontos do Liverpool se vencer o Sheffield United na segunda-feira.
"Se vamos conseguir? Não sei. Temos hoje mais pontos nesta fase do que na época passada. A diferença é que o Liverpool tem não sei quantos pontos a mais do que na época passada. Quando o adversário se comporta desta forma, o que posso dizer, parabéns até agora. Vamos continuar a tentar jogo a jogo", disse Guardiola quando questionado sobre a possibilidade de a sua equipa conquistar o quarto título consecutivo do campeonato.