Guardiola irritado com gesto de Haaland: "Isto é um negócio, não nos podemos esquecer"
O médio alemão marcou dois golos na primeira parte, colocando o líder da Premier League a ganhar por 2-0 ao Leeds, mas Guardiola gritou das linhas laterais para que Haaland marcasse o penálti nos minutos finais. Com 35 golos esta época, um recorde, o avançado norueguês, olhou para o técnico antes de passar a bola a Gundogan para que o alemão completasse um hat-trick.
A jogada deixou o treinador espanhol furioso, especialmente quando o remate de Gundogan foi defendido por Joel Robles.
"Se o Gundogan marca, toda a gente diz 'Ok, hat-trick, muito bem'", disse Guardiola após a vitória do Manchester City por 2-1: "Mas temos um marcador definido. Com 2-0, isto é um negócio, não uma situação em que não podemos esquecer."
Gundogan sentiu o calor de Guardiola quando se aproximou do local.
"Primeiro, ele mostrou ao Erling que estava muito zangado com aquilo e, depois, também se dirigiu a mim", disse Gundogan à BBC Sport: "É o que é. No momento em que o Erling agarrou a bola, eu tinha a certeza de que ele ia marcar, mas procurou-me. Falei com ele algumas vezes para ter a certeza de que ele estava seguro da decisão. Ele tinha a certeza e eu estava confiante para marcar".
Haaland teve várias excelentes oportunidades de golo, com um remate que embateu na trave e outro que passou ao lado do poste.
Com o City em busca do terceiro título consecutivo da Premier League, e com a vitória a aumentar a vantagem sobre o segundo classificado Arsenal para quatro pontos, o estado de espírito de Guardiola tinha melhorado um pouco quando se encontrou com os jornalistas após o jogo.
"O desempenho foi excelente. Jogámos muito, muito bem", disse o espanhol, cuja equipa ainda tem quatro jogos no campeonato.
"Quem sabe se Erling bate o penálti e erra? O que acontece se o Gundogan marcar o penálti e fazer golo? A questão aqui é: está 2-0, quem é o marcador designado? O Haaland. O segundo ponto é que o Erling é assim como pessoa. Ele é incrível, quer marcar golos, mas, ao mesmo tempo, a equipa e os companheiros são importantes. Ele teve oportunidades para marcar, não converteu, mas fez um jogo extraordinário. Contudo, é um 2-0, especialmente em Inglaterra em que um jogo nunca está defindio e quero que seja o nosso especialista a marcar"