Guardiola nega ter sugerido De Zerbi para seu sucessor do Manchester City
Segundo um relatório recente, Guardiola disse a um grupo de jogadores do Brighton a sua previsão sobre De Zerbi depois de o City ter empatado no Estádio Amex em maio.
Acompanhe as principais incidências da partida
Guardiola, cujo contrato com o City vai até 2025, terá dito "este é o próximo treinador do Manchester City" sobre De Zerbi, cujo trabalho impressionante com os seagulls lhe valeu admiração em toda a Premier League.
Com o Brighton a visitar o City no sábado, Guardiola insistiu que não se lembrava de ter feito tal afirmação, mas foi rápido a elogiar o italiano.
"Não me lembro disso. Talvez tenha má memória, mas tenho a certeza de que o Roberto pode treinar em qualquer equipa do mundo. Não tenho qualquer dúvida", disse Guardiola aos jornalistas na sexta-feira.
"Não me lembro de ter dito isso aos jogadores. Lembro-me de ter dito antes de ele chegar, um ou dois jogos depois, que era preciso apoiar o treinador, mas não me lembro de o ter dito honestamente", sustentou.
"Não tenho nada a ver com isso. Se o presidente pedir a minha opinião, eu darei a minha opinião, mas não tenho nada a ver com isso. Não sou o diretor desportivo. Não é da minha responsabilidade dizer o que está a correr bem ou mal", rematou.
De Zerbi, antigo treinador do Sassuolo e do Shakhtar Donetsk, causou uma grande impressão desde que assumiu o comando do Brighton há pouco mais de um ano.
Na época passada, o clube conseguiu o seu primeiro acesso às competições europeias com um sexto lugar na Premier League e começou bem a atual campanha.
Guardiola acredita que o impacto de De Zerbi mostra que um treinador não precisa de ter experiência ao mais alto nível para conseguir os maiores cargos.
"Não é preciso estar nos clubes de topo para ser treinador dos clubes de topo. Fui nomeado treinador da equipa principal do Barcelona vindo da quarta divisão, sem experiência ao mais alto nível. A ideia do clube, o diretor desportivo segue a ideia, contratam o treinador para essa ideia, contratam jogadores para seguir a ideia. Quando isso acontece, as coisas correm bem", defendeu.
"O Man City tem feito isso, o Liverpool com Jurgen (Klopp) há muitos anos - ganhando títulos com o mesmo processo e as mesmas ideias", concluiu.