Howe pronto para o desafio europeu, com o Newcastle de olho na Liga dos Campeões
A equipa de Howe está garantida pelo menos na Liga Europa depois de golear o Brighton por 4-1 na quinta-feira. Mas os Magpies, terceiros colocados, têm ao seu alcance uma vaga lucrativa na Liga dos Campeões. Os Magpies estão garantidos na Liga dos Campeões se vencerem um dos dois últimos jogos, contra o Leicester, na segunda-feira, ou o Chelsea, no dia 28 de maio.
O treinador do Newcastle, Howe, gastou mais de 250 milhões de euros para revitalizar o seu plantel desde que assumiu o comando em 2021 e sabe que será necessário mais investimento em novas contratações para competir na Premier League e na Europa na próxima época.
"Precisamos de pensar nisso. Se tivermos um plantel forte, a rotação será importante. A rotação vai ser importante, a utilização de todo o plantel vai ser importante", disse aos jornalistas esta sexta-feira.
"Não sentimos a necessidade de o fazer de forma consistente porque estivemos numa competição - claro, tivemos a Taça da Liga. Fizemos algumas rotações, mas talvez não nas quantidades necessárias para o próximo ano. Se vamos fazer isso, então o plantel tem de ser suficientemente forte para que, se apresentarmos dois XIs, eles tenham a mesma força", prosseguiu
A força do atual plantel de Howe poderá ser posta à prova na segunda-feira à noite, com os seus recursos no meio-campo a serem severamente esticados no rescaldo de um confronto desgastante com os Seagulls.
Joe Willock saiu de campo com uma lesão no tendão de Aquiles, que os Magpies temem que acabe com a sua época a dois jogos do fim do campeonato, enquanto Bruno Guimarães tem sofrido com um problema persistente no tornozelo nos últimos meses.
"Hoje vou directamente para a sala de fisioterapia, para ser honesto, depois disto, para ver como estão todos. Temos algumas preocupações", disse Howe.
"Os rapazes deram muito ontem ao jogo, deram muito à época fisicamente e só espero que não haja efeitos graves", finalizou.