Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Imparável Manchester City dá início os festejos após o histórico tetracampeonato

Reuters
Um adepto do Manchester City levanta um troféu da Premier League em folha
Um adepto do Manchester City levanta um troféu da Premier League em folhaReuters
O Manchester City conquistou um inédito quarto título consecutivo da primeira divisão inglesa com uma vitória por 3-1 sobre o West Ham United, no domingo, para bater o rival Arsenal no último dia de uma emocionante época da Premier League, levando os adeptos para o relvado num mar de azul.

Dois golos gloriosos do melhor jogador da Premier League, Phil Foden, criaram uma atmosfera de festa ao sol no Estádio Etihad, antes de um pontapé de bicicleta impressionante de Mohammed Kudus, do West Ham, em cima do intervalo, ter enervado brevemente os anfitriões. Mas a vitória nunca pareceu estar em dúvida e Rodri selou os pontos com um remate rasteiro de fora da área pouco antes dos 60 minutos, dando à equipa de Pep Guardiola o sexto título em sete anos.

O City tem agora a oportunidade de conquistar a dobradinha quando defrontar o Manchester United na final da Taça de Inglaterra no próximo sábado. Os adeptos dançaram nos seus lugares, cantando "Campeões outra vez!" e "Estão a ver ,Arsenal?", antes de entrarem no relvado e lançarem foguetes azuis quando soou o apito final.

Numa das disputas pelo título mais renhidas da história da Premier League, o Arsenal de Mikel Arteta correu atrás do adversário e poderia ter conquistado o título se o City tivesse perdido pontos. Mas a vitória dos londrinos por 2-1 no jogo em casa contra o Everton foi em vão, deixando-os a dois pontos de distância.

Foden fantástico

A brilhante época de Foden ficou ainda melhor quando, logo aos dois minutos, rematou a bola ao ângulo superior e, aos 18, culminou uma bela jogada de equipa para marcar o segundo golo.

"É muito difícil expressar em palavras o que fizemos hoje. Nenhuma equipa alguma vez o fez. Vemos o que significa para os adeptos e para nós. Trabalhamos o ano todo para este momento. Acho que hoje parecíamos confiantes e jogámos o nosso futebol e, no final, valeu a pena", disse.

O médio marcou 19 golos no campeonato esta época e ganhou seis títulos da Premier League com apenas 23 anos, o que faz dele uma das maiores esperanças da Inglaterra para o Euro deste ano na Alemanha.

Estatísticas de Foden esta época
Estatísticas de Foden esta épocaAFP/Opta by Stats Perform

Após o apito final, os adeptos vestidos de azul desafiaram os seguranças e entraram no relvado. Os jogadores abraçaram-se e dançaram juntos no balneário. O título do City foi conquistado com 91 pontos, contra 89 do Arsenal.

No domingo, o City até se deu ao luxo de ver o melhor marcador do campeonato, Erling Haaland, com 27 golos, desperdiçar duas oportunidades à queima-roupa.

Glória final

Depois de estar atrás do Liverpool e do Arsenal durante grande parte da temporada, o City deu a volta - como é costume - vencendo nove jogos consecutivos no campeonato.

O último título da Premier League aconteceu depois de uma derrota nos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid nas grandes penalidades. No ano passado, o City conquistou o triplete: Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Premier League.

"É uma sensação tão fantástica como a primeira. Trabalhamos muito por isto. Foi uma batalha de alto nível com o Arsenal e o Liverpool este ano. Voltar a fazer algo histórico é fantástico... Este é um dos meus momentos mais especiais. Tive um ano difícil, estive seis meses sem jogar, mas regressei", disse o médio Kevin De Bruyne.

Bernardo Silva acrescentou: "O feito é inacreditável. Quatro consecutivos. Estamos muito, muito orgulhosos e muito, muito felizes".

Guardiola é o quarto treinador a conquistar seis ou mais títulos da Premier League, juntamente com o recordista Alex Ferguson (13), George Ramsay e Bob Paisley (ambos com seis).

Kyle Walker, capitão do Manchester City, levanta o troféu
Kyle Walker, capitão do Manchester City, levanta o troféuAFP

Apesar dos merecidos elogios recebidos pelo City, para muitos adeptos de outros clubes o seu domínio é manchado pelas acusações sobre alegadas violações das regras financeiras da Premier League durante a posse do bilionário Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan.

O City nega qualquer irregularidade e está a contestar as acusações.