Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

João Félix: Do hat-trick mais jovem na Europa a procurar um lugar para ser feliz

Bruno Henriques
João Félix festeja o hat-trick diante do Eintracht Frankfurt
João Félix festeja o hat-trick diante do Eintracht Frankfurt SL Benfica
Esta terça-feira passam quatro anos do primeiro grande momento de afirmação do avançado português no futebol europeu. Atualmente no Chelsea está à procura de recuperar a alegria que levou o Atlético Madrid a bater o recorde de transferências em 2019.

11 de abril de 2019, estádio da Luz, Lisboa. A cumprir a primeira temporada no plantel principal do Benfica, onde estava a assumir-se como titular após a saída de Rui Vitória e a entrada de Bruno Lage, então treinador da equipa B das águias, João Félix teve o primeiro grande momento de apresentação ao futebol europeu.

Então com 19 anos, o criativo português, a jogar numa frente de ataque móvel com Rafa Silva, e tornou-se no jogador mais jovem a concretizar um hat-trick nas competições europeias. Aos 21 minutos cobrou um penálti, aos 43’ combinou com Cervi para rematar de fora de área e aos 54’ mostrou inteligência no ataque ao espaço e respondeu ao cruzamento de Grimaldo na esquerda.

Três golos fulcrais (a que juntou uma assistência para Rúben Dias) que ajudaram o Benfica a vencer o Eintracht Frankfurt (4-2), na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Na Alemanha, as águias não foram tão felizes, e a derrota por 0-2 ditou o ponto final na campanha europeia, mas o impacto estava criado.

Meses depois, o Atlético Madrid acenou com 120 milhões de euros e João Félix fez a curta viagem de Lisboa para a capital espanhola, tornando-se na maior transferência de sempre do conjunto colchonero. Contudo, quatro anos volvidos da noite mágica no estádio da Luz, o jogador, agora com 23 anos rumou a Londres, à procurar de reencontrar uma felicidade que não conseguiu encontrar em Madrid.

Dotado de visão técnica, qualidade de passe e inteligência a atacar os espaços, João Félix não encaixou na filosofia de Diego Simeone e numa equipa em que o equilíbrio é a lei e o espaço para imaginar e fantasiar é limitado.

Os números de João Félix na LaLiga
Os números de João Félix na LaLigaOpta by Stats Perform

Em janeiro conseguiu um princípio de acordo de divórcio. Rumou ao Chelsea, por empréstimo apenas, e reencontrou uma felicidade individual – soma 12 partidas, dois golos e tem sido um dos principais dinamizadores ofensivos da equipa – que não está a ter efeito coletivamente – os londrinos estão no 11.º lugar da Premier League.

Os números de João Félix na Premier League
Os números de João Félix na Premier LeagueOpta by Stats Perform

Aso 23 anos leva no palmarés os títulos de Portugal e Espanha, mas ainda não conseguiu concretizar o potencial que muitos lhe adivinhavam naquela noite de abril de 2019, em que se mostrou ao futebol europeu como um dos mais promissores jogadores. Esta quarta-feira, entra em campo diante do Real Madrid, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, uma boa oportunidade para voltar a criar impacto no futebol europeu.