Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Julio Enciso assume que "desmoronou" após falhar penálti contra a Venezuela

Julio Enciso depois de falhar o penálti contra a Venezuela
Julio Enciso depois de falhar o penálti contra a VenezuelaČTK / AP / Dolores Ochoa
O avançado do Brighton, Julio Enciso, ajudou o Paraguai a conquistar uma vitória dramática, por 2-1, apesar de ter falhado um penálti que, segundo ele, o afetou mentalmente durante todo o jogo.

Recorde as incidências da partida

Julio Enciso, avançado de 20 anos, foi instruído a permanecer em campo e vencer o jogo após o penálti falhado no primeiro tempo, que o deixou perto das lágrimas.

No entanto, o Paraguai recuperou e venceu a Venezuela por 2-1, mantendo-se na luta pelo Campeonato do Mundo de 2026, o que, segundo o treinador Gustavo Alfaro, se deve à mentalidade do grupo e à vontade de lutar mesmo nos momentos mais difíceis.

"Este foi um jogo para homens. Vi Messi, Maradona, Platini, grandes jogadores falharem penáltis", disse Alfaro.

"Não vi nenhum desses grandes jogadores render-se. Pelo contrário, vi-os desafiar a adversidade do destino. Queres que eu te tire ou queres entrar na segunda parte para trabalhar para a equipa? São estas batalhas que fazem de nós homens, não tem nada a ver com a idade, mas com o espírito que temos. A única coisa que lhe pedi foi que acreditasse, que continuasse a insistir e que seguisse em frente", explicou o treinador.

Enciso revelou o motivo pelo qual pediu para ser retirado após o jogo, numa entrevista emocionada.

"O treinador apoiou-me desde o primeiro dia, disse-me que eu era um dos jogadores de quem ele gostava muito e isso motivou-me para poder entrar. Disse-lhe para me tirar, porque me desconcentrei completamente. Quando não marquei o golo, fui-me abaixo. Felizmente, conseguimos dar a volta à situação e dar uma alegria ao país. "Agradeço o apoio que tenho dos meus companheiros de equipa. O grupo que temos é incrível", afirmou o avançado.

"A verdade é que todos me apoiaram e, graças a Deus, consegui entrar na segunda parte de forma diferente. Perder um penálti é muito difícil para um jogador, ainda mais com a minha seleção, o país que tanto amo. A verdade é que foi muito mau", assumiu Julio Enciso.

O Paraguai ocupa agora o sexto lugar no grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo e perdeu apenas uma vez em 5 jogos, à medida que vai subindo na tabela rumo a um lugar no maior torneio de futebol.