Klopp pisca o olho a Xabi Alonso: "É absolutamente excecional"
O antigo médio do Liverpool e do Real Madrid tem sido associado à próxima vaga em Anfield, depois de Klopp ter anunciado, no mês passado, que abandonará o cargo no final da época.
Alonso guiou o Leverkusen de perto do fundo da Bundesliga para uma liderança com cinco pontos de vantagem no topo em 16 meses. O treinador de 42 anos garantiu também um lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha e derrotou o campeão Bayern de Munique por 3-0 no fim de semana passado.
"O Xabi está a fazer um trabalho incrível", disse Klopp na sexta-feira: "Se me tivessem perguntado há oito semanas sobre Xabi Alonso, eu teria dito 'Oh meu Deus!'. Sempre o que eu disse, os dinossauros se quiserem, Ancelotti (Carlo), Mourinho (José), Guardiola (Pep), talvez eu, não o faremos - ok, talvez Mourinho - mas todos os outros não o farão nos próximos 20 anos. A próxima geração já existe e eu diria que Xabi é um dos destaques nesse departamento... Antigo jogador de classe mundial, de uma família de treinadores, o que ajuda um pouco, já era como um treinador quando jogava. O futebol que pratica, as equipas que monta, as transferências que fez, é absolutamente excecional."
Klopp acrescentou que não está envolvido na procura do seu sucessor, uma vez que isso será decidido pelos proprietários do clube de Merseyside.
O jogador de 56 anos, que teve seu quinhão de conquistas na liga alemã desde seu tempo no Borussia Dortmund, elogiou a implementação imediata, mas potente, de estratégias de Alonso, apesar de ter assumido o cargo apenas em outubro de 2022.
"A rapidez com que a sua equipa está tão bem afinada, pelo tempo que demorou, ele colocou o seu selo adequado", acrescentou Klopp.