Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ligado à seleção de Inglaterra, Eddie Howe garante foco no Newcastle

AFP
Howe diz-se satisfeito no Newcastle
Howe diz-se satisfeito no NewcastleAFP
Eddie Howe insiste que está "muito empenhado" no Newcastle, desde que seja apoiado pelo clube, depois de ter sido apontado como um dos principais candidatos a assumir o cargo de selecionador de Inglaterra.

A Federação Inglesa de Futebol disse na sexta-feira que identificou uma série de candidatos para substituir Gareth Southgate, que se demitiu após a derrota na final do Euro-2024 para a Espanha no domingo.

Howe está entre as principais escolhas das casas de apostas, juntamente com os antigos treinadores do Chelsea Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino e Graham Potter.

Mas o diretor executivo do Newcastle, Darren Eales, disse esta semana que o clube da Premier League lutaria para manter Howe.

E o treinador dos Magpies foi inflexível na sexta-feira, dizendo que continua satisfeito no St James's Park.

"É um clube de futebol inacreditável. Estou muito, muito orgulhoso de ser o treinador", disse Howe à BBC Radio Newcastle: "Adoro os adeptos, adoro os jogadores, adoro a equipa. Por isso, não tenho pensado noutra coisa e tenho estado muito empenhado no meu trabalho aqui. Para mim, enquanto for feliz, me sentir apoiado e livre para fazer o trabalho que gosto de fazer no Newcastle, serei muito feliz. E estou muito feliz."

Há muito que Howe é considerado um dos mais brilhantes jovens treinadores ingleses, depois do impressionante trabalho no Bournemouth e no Newcastle. Nos três anos em que esteve no comando, Howe levou o Newcastle de volta à Liga dos Campeões pela primeira vez em 20 anos e também chegou à final da Taça da Liga.

No entanto, na época passada, o Newcastle terminou num dececionante sétimo lugar na Premier League, o que fez com que o clube se preocupasse com a possibilidade de ter de vender jogadores importantes este verão, numa tentativa de cumprir as regras do fair-play financeiro.

Se isso poderia ser uma razão para Howe considerar a hipótese de aceitar o cargo em Inglaterra se lhe fosse oferecido, o treinador dos Magpies disse que estava pronto para permanecer em Tyneside - desde que se sinta apoiado pelos proprietários sauditas do clube.

"É claro que essa é a minha expetativa, porque sou o treinador do Newcastle e tenho muito orgulho em sê-lo", disse ele quando questionado se estaria no comando para o jogo de abertura da Premier League contra o Southampton em 17 de agosto: "Mas, como já disse, tudo depende do ambiente em que estou a trabalhar. Desde que seja um ambiente onde eu sinta que posso dar o meu melhor, então, sem dúvida, vamos continuar e estou ansioso pela próxima época."