Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ligado ao Chelsea, Michael Olise, do Palace, está pronto a dar o próximo passo na carreira

Tolga Akdeniz
Olise tem sido associado ao Chelsea e ao Manchester City
Olise tem sido associado ao Chelsea e ao Manchester CityProfimedia
Michael Olise, de 21 anos, foi uma das estrelas do Crystal Palace na época passada, e agora muitos dos principais clubes da Premier League parecem estar interessados no jovem avançado.

No fim de semana, surgiram notícias a revelar que o Chelsea está na perseguição de um acordo pelo entusiasmante extremo do PalaceMichael Olise.

Segundo vários relatórios, os Blues chegaram a apresentar uma proposta inicial de 39 milhões de libras (45 milhões de euros), incluindo extras. O guru das transferências Fabrizio Romano - que deu uma entrevista exclusiva à Flashcore no mês passado - é um dos que confirmam o interesse e revelou também que o Manchester City está a seguir o avançado do Palace.

O atual contrato de Olise expira dentro de 12 meses e, até agora, o jogador tem-se recusado a assinar um novo, apesar de o clube do sul de Londres ter oferecido uma nova e lucrativa extensão no início deste ano. O Palace pode então ser forçado a fazer dinheiro ou arriscar-se a perdê-lo a troco de nada, embora a decisão possa ser retirada das suas mãos com uma cláusula de rescisão fixada em 35 milhões de libras (40,6 milhões de euros) no contrato atual.

Foi um jogador importante para os Eagles na última temporada e a forma apresentada durante a campanha parece ter sinalizado aos principais clubes da Premier League que ele está pronto a dar o próximo passo no desenvolvimento.

Na época passada, marcou dois golos e fez 11 assistências no campeonato. Nenhum jogador das cinco principais ligas da Europa com 21 anos ou menos conseguiu melhor. Mas isso é apenas uma pequena amostra da enorme qualidade de Olise.

Como perfil, Olise é extremamente versátil. É mais frequente aparecer na ala, mas a sua grande capacidade significa que pode jogar em qualquer parte do ataque e ser bem sucedido.

Líderes de assistências na Premier League
Líderes de assistências na Premier LeagueAFP/Opta by Stats Perform

Na época passada, o jogador da seleção francesa sub-21 demonstrou que é capaz de fazer quase tudo, e com grande desenvoltura. É extremamente habilidoso, capaz de mudar de direção sem esforço, e possui uma velocidade incrível para complementar o pacote.

Nenhum jogador do Palace conseguiu superar os 111 dribles progressivos combinados na temporada passada, enquanto só o companheiro de equipa Jordan Ayew (149) tentou mais dribles - 141. Liderou também o ranking da formação em termos de número de passes-chave (72) e acumulou o maior volume de assistências esperadas (xA) com 8,7.

Esses números são impulsionados pela ameaça que apresenta em situações de bola parada. Apesar de jogar num plantel repleto de jogadores experientes e extremamente talentosos, Olise foi incumbido de ser o principal executante de lances de bola parada da sua equipa... e compensou.

Combinado com a capacidade de jogar em campo aberto fez com que liderasse o plantel em termos de maior número de ações de criação de remate (143) - Eberechi Eze ficou em segundo lugar, mas um pouco distante, com um total de 118.

Um fator importante na capacidade de Olise ser tão influente está relacionado com a capacidade de encontrar sempre espaço, mesmo nas zonas mais congestionadas. Quer seja a entrar em zonas centrais, entre a defesa e o meio-campo do adversário, ou a avançar para o ataque, está sempre pronto a receber um passe e a provocar o caos no último terço.

Esta será uma das características mais apelativas para equipas como o Chelsea e o Manchester City, que dominam a posse de bola na maioria dos jogos que disputam. No Palace, apenas Marc Guehi e Joachim Andersen - ambos defesas - receberam mais passes na última temporada.

O que também atrai os dois clubes é a alta taxa de trabalho sem bola. De todos os avançados do Palace na época passada, foi o melhor a realizar ações defensivas bem sucedidas por cada 90 minutos (7,52).

"Tanto a defender como a atacar, vemos como é um jogador maravilhoso", disse o técnico Roy Hodgson sobre Olise em abril, após uma das muitas exibições de destaque contra o Leeds United, e os dados acima mencionados suportam a tese do treinador de 75 anos.

Olise foi uma das estrelas do Palace na última temporada
Olise foi uma das estrelas do Palace na última temporadaProfimedia

No entanto, apesar disso tudo, há um possível obstáculo para uma negociação com o Chelsea ou o Manchester City. A participação de Olise no Campeonato Europeu de sub-21 ficou a meio depois de sofrer uma rutura de terceiro no tendão da coxa durante a vitória da França por 1-0 sobre a Noruega - no qual marcou o golo da vitória.

É quase certo que Olise vai falhar o início da nova época da Premier League, podendo mesmo falhar vários meses, dependendo da gravidade da lesão. Tanto o Chelsea como o Manchester City estão à espera de mais esclarecimentos sobre o assunto antes de aumentarem a intensidade do interesse.

Se a lesão for grave, ambos poderão optar por esperar 12 meses antes de lutarem pela contratação do jogador como agente livre na próxima época. No entanto, se a lesão não for tão grave como se temia, trazê-lo no futuro imediato será, obviamente, tentador para ambos.