Manchester United confirma cinco adjuntos de Ruben Amorim
"Carlos Fernandes, Jorge Vital, Adélio Cândido, Emanuel Ferro e Paulo Barreira transferiram-se do Sporting para o United com o nosso novo treinador, que começou a trabalhar em Manchester no início desta semana", comunicaram os red devils no seu sítio de Internet.
O quinteto junta-se a uma equipa que já inclui os treinadores da equipa principal Darren Fletcher e Andreas Georgson, bem como o treinador adjunto de guarda-redes Craig Mawson.
Segundo o Manchester United, Carlos Fernandes, de 29 anos, vai ser o "braço direito" de Amorim, tal como acontecia no Sporting e nos anteriores clubes (SC Braga e Casa Pia).
Jorge Vital vai ser o treinador de guarda-redes principal, Adélio Cândido - o único que aguarda o visto de trabalho - vai ser adjunto, tal como Emanuel Ferro, que trabalhou com Amorim entre 2006 e 2009 no Benfica, quando Amorim ainda era jogador, e se voltou a juntar ao agora técnico no Sporting, no qual permaneceu durante nove anos antes desta mudança para Inglaterra.
Por seu turno, Paulo Barreira vai ser o preparador físico da formação de Manchester, depois de já ter estado ao serviço dos ingleses Arsenal e Liverpool, bem como na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, antes de integrar a equipa de Amorim no Sporting em 2020.
Amorim rumou aquele que é considerado o mais importante campeonato de futebol do mundo após apenas sete épocas como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo SC Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos leões, a troco dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Dois títulos de campeão nacional (2020/21 e 2023/24), três Taças da Liga (2019/20, pelo SC Braga, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido Oliveira (2021/22) foram suficientes para convencer o Manchester United, 20 vezes campeão inglês e três vezes vencedor da Liga dos Campeões.
O antigo jogador é ainda o segundo português a orientar os red devils, após José Mourinho (2016-2018), numa passagem que teve como destaque a conquista de uma Liga Europa, num clube em busca de voltar ao topo após o legado histórico de 27 anos de Alex Ferguson.
O Manchester United, equipa na qual alinham os internacionais portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes, ocupa o 13.º lugar na Premier League, a 13 pontos do Liverpool, que lidera a prova, após a realização de 11 jornadas.