Manchester United pode esperar criatividade e imprevisibilidade do novo avançado Zirkzee
O avançado assinou pelo United no domingo, depois de uma excelente época no Bolonha, clube da Serie A, onde marcou 11 golos e fez cinco assistências e ajudou o clube a garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.
"Tem sido uma montanha-russa nas últimas semanas, mas com algumas experiências muito boas. Estou muito feliz por estar aqui", disse Zirkzee numa entrevista para o portal do United.
"Obviamente (estou a chegar) num bom momento, fazer uma transferência para o Manchester United é obviamente algo muito positivo, por isso sim, mal posso esperar para começar e continuar o que fiz na época passada", acrescentou.
Zirkzee, tem 1,93 metros, é um jogador tecnicamente talentoso para o seu tamanho, o que atribui à sua infância em Spijkenisse, no sul dos Países Baixos, onde desenvolveu as habilidades nas "gaiolas" Johan Cruyff, campos de futebol fechados que levam o nome do grande jogador neerlandês.
"Quando era miúdo, jogar com rapazes mais fortes e maiores, mais velhos, obrigava a adaptar-,e, por isso acho que é algo que se aprende desde muito novo nos Países Baixos, especialmente onde eu cresci. Sou um jogador criativo, bom com a bola e às vezes sou um pouco imprevisível", disse Zirkzee.
Ele contou, sorrindo, as inúmeras vezes em que teve problemas com a mãe por chegar tarde a casa.
"Espero que ela me perdoe agora por todas as vezes que cheguei tarde a casa, ou se parti alguma coisa no quintal. Acabou por se resolver tudo muito bem, mas era assim a vida quando eu era mais novo, a jogar futebol, a esquecer-me das horas e a chegar tarde a casa", revelou.
Zirkzee disse que ter um treinador neerlandês em Erik ten Hag "é um privilégio" e a presença adicional de Ruud van Nistelrooy - antigo internacional pelos Países Baixos e avançado do Man United que se juntou à equipa técnica de Ten Hag no início desta semana - irá ajudá-lo a adaptar-se à nova equipa. Mas estas não são as únicas razões que o levaram a mudar-se para o United.
"O Manchester United é um clube grande, enorme, por isso é um privilégio e um benefício extra para mim. É claro que ter alguns neerlandeses por perto facilita um pouco as coisas, mas, para ser justo, sou uma pessoa tranquila, não tenho muita dificuldade de adaptação", garantiu.
"Obviamente que quando era mais novo, quando via o Van Nistelrooy a jogar na seleção neerlandesa, no Manchester United, era alguém que finjia ser quando jogava com os amigos. Por isso, tê-lo aqui é obviamente um pouco especial, é ótimo", finalizou.
Zirkzee foi uma adição tardia na convocatória de Ronald Koemann para o Euro-2024, tendo feito a sua estreia na equipa principal na vitória dos quartos de final contra a Turquia.